Manejo inteligente de invasoras da cana, em pós-emergência, reúne Sipcam Nichino e setor sucroenergético

Empresa anuncia também a chegada de novo inseticida para a broca-da-cana

11.12.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A divisão de cana-de-açúcar da companhia de origem ítalo-japonesa Sipcam Nichino Brasil, e o consultor para empresas do setor sucroenergético, Michel Fernandes, realizam um encontro técnico online na segunda-feira, 14 de dezembro, às 16h. Com a presença de engenheiros agrônomos e dirigentes de empresas do setor sucroenergético, a reunião terá como tema central o manejo inteligente de plantas daninhas da cana-de-açúcar, em pós-emergência, baseado na aplicação do herbicida de contato Ancosar (MSMA).

De acordo com Edson Campana, gerente de vendas da Sipcam Nichino Brasil, o consultor Michel Fernandes, da MS Fernandes Consultoria Agrícola, apresentará resultados de ensaios em áreas comerciais de cana-de-açúcar, cujos dados demonstram a eficácia do herbicida Ancosar sobre ervas de difícil controle, como brachiaria e capim-colonião, entre outras.

“O objetivo é mostrar a representantes do setor canavieiro como uma tecnologia que está no mercado há décadas ainda se apresenta como solução inovadora, e de excelente relação custo-benefício, frente a demandas específicas de usinas e fornecedores da matéria-prima”, resume Campana.

Conforme Campana, o consultor Michel Fernandes liderou estudos com ênfase na aplicação de Ancosar em sinergia a outros ingredientes ativos. Essas práticas de manejo, acrescenta o agrônomo da Sipcam Nichino, resultaram na ampliação da seletividade desse herbicida em relação à cultura da cana. “Além deste aspecto, altamente relevante, os ensaios evidenciaram que tais práticas solucionam, com rapidez e eficiência, eventuais falhas de controle de ervas difíceis não cobertas nos tratamentos convencionais em pré-emergência”.

Ancosar é descrito como um herbicida de contato, manejador de escape de plantas invasoras, com amplo espectro de controle de folhas largas e estreitas e flexibilidade de dose, segundo o estágio de ervas. Ainda de acordo com a Sipcam Nichino, o produto também age sobre as invasoras capim-colchão, capim-marmelada, carrapicho-de-carneiro, serralha e picão-preto.

Takumi na broca 

A Sipcam Nichino Brasil acaba de anunciar o lançamento do inseticida de marca Takumi, voltado ao controle do complexo de lagartas em culturas de relevância econômica, como a cana-de-açúcar. O gerente Edson Campana ressalta que o novo produto se diferencia pela ação rápida do ingrediente ativo Flubendiamida 222, pertencente à Nihon Nohyaku, e também pela formulação suspensão concentrada, descrita como inovadora no segmento.

Campana adianta ainda que estudos realizados na etapa pré-lançamento atestam que o novo inseticida cessa o ataque da broca-da-cana logo após aplicado. “Takumi age por contato (ação translaminar) ou por ingestão e é seletivo a inimigos naturais da broca. Trata-se de um produto ideal à prática do manejo de resistência de pragas e para o manejo integrado de pragas (MIP)”.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024