Manejo para cada variedade é tema do Dia do Algodão

​Os participantes do Dia do Algodão 2019 terão no dia 14 de junho a oportunidade de ficar por dentro das mais importantes novidades no campo científico

12.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Brenno Sarques

Os participantes do Dia do Algodão 2019 terão no dia 14 de junho a oportunidade de ficar por dentro das mais importantes novidades no campo científico voltado para a qualidade e produtividade do algodão. O circuito formado por quatro estações temáticas contará com o pesquisador e consultor agrícola Wanderley Oishi, que vai falar sobre os resultados de desempenho de diversas variedades de algodão, com dados sobre produtividade, qualidade de fibra e resistência a doenças. “São dados completos que computamos e analisamos desde a safra passada, um trabalho de interesse direto do produtor”, explica.

A novidade traz maior conhecimento das variedades. “Ano passado, tínhamos uma ideia de como cada material se comportava. Este ano, os dados estão mais refinados sobre o potencial quantitativo e qualitativo de cada variedade”, diz. Oishi esclarece que são necessários resultados de dois a três anos para se conhecer bem o comportamento de uma variedade, que responde de forma diferente conforme as variações climáticas e ambientais que podem ocorrer. “Por isso precisamos analisar por mais de um ano, para sabermos como se comporta uma planta em diferentes situações”, destaca.

Ainda conforme Oishi, mais conhecimento significa menor risco para o produtor e obter o maior potencial de cada cultivar, usando o estande e manejo adequado além do fitossanitário e de porte. “Essas variedades têm potencial altíssimo de produtividade, mas são muito sensíveis a condições climáticas adversas e manejos mal conduzidos”, pondera.

O produtor deve ter consciência de que deve ser muito mais detalhista no manejo de algodão. “Cada variedade exige manejo específico, que varia de talhão para talhão, de fazenda para fazenda. A partir dos resultados que a gente vai apresentar, o produtor terá melhores condições de conduzir sua lavoura para obter m melhor desempenho”, ressalta.

Outras atividades

O Dia do Algodão é o maior evento do setor da cotonicultura em Goiás. Além das palestras, a programação engloba ações de sustentabilidade, feira de tecnologia e muita interação entre produtores, técnicos e pesquisadores.

O Dia do Algodão 2019 contará ainda com as estações Monitoramento e Manejo de Grandes Áreas em Nematoides; Saúde do solo e Sustentabilidade Agrícola; e Manejo do Algodoeiro para altas Produtividades e Qualidade da Fibra. O Dia do Algodão vai ocorrer na sede do Instituto Goiano de Agricultura (IGA), em Montividiu-GO. As inscrições podem ser feitas no local.

 

Evento: 

Dia do Algodão 2019 

Quando: 14 de junho, a partir das 8 horas 

Onde: IGA – Rodovia GO-174, KM 45 (à direita, 3,5 km), Zona Rural, Montividiu-GO.             

Inscrições no local. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024