Manual vai abordar a estrutura do solo

Entre os dias 19 e 21 de julho aconteceu, na Embrapa Soja (Londrina, PR), reunião técnica do Projeto SoloVivo, que busca obter indicadores para avaliação do plantio direto

26.07.2016 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Dias

Entre os dias 19 e 21 de julho aconteceu, na Embrapa Soja (Londrina, PR), reunião técnica do Projeto SoloVivo, que busca obter indicadores para avaliação do plantio direto.

O objetivo do encontro foi definir aspectos do diagnóstico rápido da estrutura do solo, uma metodologia de identificação da qualidade estrutural do solo em sistemas conservacionistas, como o plantio direto. "Foi elaborado um texto inicial do que virá a ser uma publicação sobre o assunto, que estará pronta até o fim do ano", revela o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Luis Carlos Hernani.

Além de profissionais da Embrapa Solos, estiveram na reunião cientistas da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Embrapa Soja (Londrina-PR), Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS) e Universidade Estadual de Londrina.

Reparo de estações

O Projeto SoloVivo conta com estações hidrossedimentológicas, que monitoram a qualidade da água. Duas destas estações, localizadas em Cambé e Rolândia (PR), foram avariadas devido a chuvas fortes. Ao lado de outras duas estações situadas em Itaí (SP), elas passaram por revisões e estão em funcionamento.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024