Marcos Pontes toma posse no Consad da Embrapa

Pela primeira vez um ministro de estado irá atuar como integrante do Conselho de Administração da Embrapa

09.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Kátia Marsicano​

Pela primeira vez, um ministro de Estado vai atuar como integrante do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), participando das decisões relacionadas à Empresa e a sua atuação no cenário da pesquisa agropecuária nacional.  Na tarde desta quinta-feira (04 de abril) tomou posse, na 168ª reunião do conselho, o atual ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, com a missão, segundo ele, de contribuir com o encaminhamento dos desafios da Embrapa e com o setor agrícola brasileiro.

“Gostaria de agradecer e começar dizendo por que eu estou aqui”, disse ele, perante os demais conselheiros e a diretoria da Empresa. “Meu papel é conectar o ministério e colocá-lo como uma ferramenta para auxiliar a Embrapa a ser cada vez mais protagonista da agricultura no planeta”, afirmou, referindo-se à importância da tecnologia para que a pesquisa possa se desenvolver ainda mais e superar os desafios e as necessidades que se apresentam no cenário da agropecuária.

Segundo ele, será uma prioridade ajudar nessa conexão. “Da maneira como estruturamos o ministério, nossa intenção é que ele realmente seja uma ferramenta prática para se chegar a produtos, serviços, novas empresas com base tecnológica”, comentou. “Se conseguirmos nos aproximar o suficiente e levar as informações que ajudem  na regulamentação na área de ciência e tecnologia e políticas públicas do país, com o apoio da estrutura do ministério, laboratórios de base, laboratórios estruturantes, universidades e tudo o que a gente puder conectar, o trabalho da Embrapa será potencializado e eu estou aqui pra isso”, garantiu.

O ministro lembrou acompanhar o trabalho da Empresa há muitos anos, destacando inclusive o experimento da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em 2006, quando foi avaliada por ele, pela primeira vez, a germinação de sementes de Gonçalo Alves, árvore nativa do cerrado, na Estação Especial Internacional.  

Marcos Pontes foi saudado pelos conselheiros do Consad  e pelo presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa, que reafirmou a importância de ter a Empresa alinhada ao Governo Federal. “Estamos aqui para atender ao setor agrícola brasileiro, tanto o agronegócio quanto agricultura familiar de base”, disse.

Novo conselheiro: Marcos Pontes

Engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School, Califórnia, EUA, o atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes ficou conhecido no mundo como o primeiro e único astronauta brasileiro a ir para o espaço, em março de 2006, acompanhado do russo Pavel Vinogradov e do norte-americano Jeffrey Williams, com destino à Estação Espacial Internacional.  Pertenceu à Força Aérea Brasileira (FAB), onde  foi instrutor, líder de esquadrilha de caça e piloto de testes. Em 1998, foi selecionado em concurso público para a Agência Espacial Brasileira para representar o Brasil na NASA na função de astronauta, na carreira civil.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024