Massey Ferguson apresenta novidades em todas as linhas de máquinas na Agrishow

Marca de maquinários agrícolas traz tecnologias que aumentam a produtividade e eficiência no campo

26.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ana Beatriz Paschoal

A Massey Ferguson leva para a Agrishow 2019, feira de agronegócios que acontece em Ribeirão Preto (SP) de 29 abril a 3 maio, inovações em maquinários agrícolas que contribuem com o aumento da produtividade da lavoura, com economia de recursos e mais conforto ao operador. As novidades vão de tratores compactos e plantadeira dobrável até soluções para agricultura de precisão.

"O agricultor tem planejado trocas e investimentos em equipamentos com mais tecnologia embarcada, e trabalhamos para desenvolver novos produtos e soluções que atendam a essa demanda e gerem benefícios aos nossos clientes", afirma Eduardo Nunes, diretor de Vendas da Massey Ferguson.

Conheça os atributos e diferenciais dos lançamentos da Massey Ferguson na Agrishow:

Tratores 

A marca segue em processo de renovação do portfólio, apresentando a série MF 3300 em versões plataformada e cabinada. Os tratores compactos (69 cv, 78 cv e 89 cv) são ideais para uso em plantações de café.

Com o motor AGCO Power de 3 cilindros eletrônico, as máquinas consomem menos combustível e são mais leves. A família MF 3300 tem opções de transmissões de 8x2 parcialmente sincronizada com seis marchas e de 12x4 sincronizada com 12 marchas, ambas com disponibilidade creeper. Duas vazões nas válvulas de controle remoto estão disponíveis: 42 LPM e 59 LPM com soma de vazão.

Os modelos de 69 cv e 78 cv poderão ser adquiridos por meio do Mais Alimentos, programa de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a agricultores e produtores rurais para investimentos em sua estrutura de produção e de serviços.

Já os tratores da série MF 4700 (de 79, 89 e 99 cv) têm maior capacidade de levante e vazão, além de maior escalonamento de marchas de trabalho, com a opção de contar com um supercreeper, garantindo mais versatilidade no trabalho. Os tratores estão disponíveis nas opções 8x8 reversão mecânica ou 12x12 na reversão mecânica e eletro-hidráulica. A nova transmissão é mais moderna e possui ótima relação custo-benefício. Outro ponto positivo é a baixa absorção de potência, que gera eficiência e economia de combustível. Lançada ano passado, a versão 4707 (79 cv) também pode ser adquirida por meio do programa Mais Alimentos.

Finalmente, os tratores MF 5709 (95 cv) e MF 5710 (105 cv) oferecem os maiores níveis de torque, capacidade de levante e de vazão (de 57 ou 98 LPM). Desenvolvida com o padrão global da marca, a série MF 5700 tem uma maior variedade de escalonamento de marchas de trabalho devido à transmissão 12x12, atrelada à reversão mecânica ou eletro-hidráulica.

Plantadeira 

A série de plantadeiras dobráveis Momentum, primeiro projeto global da AGCO – detentora da marca Massey Ferguson – desenvolvido 100% no Brasil, tem versões de 24, 30 e 40 linhas, com largura de trabalho de 10,2 metros, 13,5 metros e 18 metros, respectivamente. A caixa de armazenamento possui 5.130 litros de sementes, inserindo o equipamento entre os maiores do mercado. Trata-se de um equipamento simples de operar, e é possível alterar de 45 cm para 50 cm em menos de duas horas na opção de 40 linhas.

Dobrada, tem menor largura de transporte, com 3,6 metros, sem a necessidade de desmontagem. A máquina é facilmente transportada em caminhões prancha, sem a necessidade de batedores – basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e a mesma ela ficará com 3 metros de largura.

A plantadeira pode alcançar velocidades de plantio acima de 10km/h e conta com o Sistema Smart Frame, que mantém todas as linhas sempre em contato com o solo, depositando sementes na profundidade correta mesmo em bases largas e curvas de nível.

Com tecnologia Precision Planting, a Momentum garante a melhor distribuição de sementes. Enquanto o monitor 20/20 Geração 3 possibilita que o produtor monitore dados do implemento, acompanhando informações linha a linha em tempo real, o que permite guiar melhor as decisões de operação. A novidade sai de linha com o dosador de sementes vSet2, que oferece  melhor distribuição, aumentando consideravelmente a produtividade nas lavouras e evitando falhas e duplas ao depositar sementes ao solo, e com vDrive, que realiza o controle total de cada linha individualmente.

Pulverizadores 

A Massey Ferguson também apresenta evoluções em sua linha de pulverizadores. O MF 9330 (3.000l) e o MF 9335 (3.500l) têm um novo conceito de barra, que aumenta a produtividade do trabalho no campo. Os modelos aliam robustez com estabilidade para melhor distribuição e deposição de gotas. A novidade possui motor AGCO Power de 200 cv.

Disponível nas versões grãos e cana, o principal diferencial do equipamento está na barra de pulverização (24 ou 30 metros, no MF 9330, e 24 e 32 metros, no MF 9335) projetada para os atuais desafios do campo. Uma das melhorias está no bico e porta-bicos de aplicação protegidos dentro da estrutura da barra. O desarme da ponteira multidirecional é outro benefício e dá mais liberdade de movimento ao operador na ponta da barra.

Enfardadora 

A nova RB 4160V, da Massey Ferguson, é uma versátil enfardadora. Ela possui câmara variável que produz fardos de 0,9 metros até 1,6 metros de diâmetro. O sistema patenteado de formação de fardos com pressão constante combina a força hidráulica e a mecânica de uma mola para produzir fardos densos e uniformes, além de eliminar as perdas de material.

Colheitadeiras 

A colheitadeira MF 4690 (220 cv), da classe 4, é ideal para agricultura familiar, possui conceito híbrido de processamento e duplo rotor, aumentando a produtividade e a eficiência no campo.

Já o modelo axial MF 9895 (470 cv), que agora pode vir com a nova plataforma 9255 Dynaflex acoplada, possui motor de sete cilindros AGCO Power com 9,8 litros, que pode chegar à potência de 500 cv. Apresenta maior taxa de descarga de grãos (150 litros por segundo) e tanque com capacidade de armazenagem de 12.334 litros. O sistema de acionamento do cilindro alimentador é responsável pela performance do equipamento, garantindo a qualidade dos grãos e ampliando o leque de culturas e de aplicação.

Finalmente, a colheitadeira MF 9695 (360 cv), da classe 6, é equipada com motor de seis cilindros turbo intercooler AGCO Power de 8,4 litros, sendo capaz de entregar até 390 cv. Testes de campo apresentaram que, em condições ideais de uso, a máquina reduz em até 30% o consumo de combustível se comparado ao modelo anterior.

Agricultura de Precisão 

A Massey Ferguson também apresenta o Farm Solutions, pacote com soluções tecnológicas para a agricultura de precisão desenvolvidas por empresas especializadas e parceiras da AGCO – detentora da marca –, que podem ser embarcadas nos equipamentos da marca.

O InCeres analisa a área de cultivo e gera um mapa de fertilidade do solo, possibilitando um manejo agrícola mais eficiente e econômico. O AgroCAD, da TecGraf, trabalha com as soluções de piloto automático e correção RTK da AGCO e ajuda o agricultor a confinar o tráfego de máquinas, diminuindo a compactação do solo e podendo aumentar a produtividade em 15% a 25%. Já a Solinftec oferece soluções que capturam e processam dados em tempo real e on-line, com foco na melhoria do amplo ecossistema operacional existente em uma propriedade agrícola. A Solinftec desenvolveu um amplo conjunto de soluções de software que resolvem desafios importantes para as mais diversas regiões e culturas agrícolas.

ConectarAgro 

A iniciativa liderada por empresas de referência no agronegócio e em telecomunicações – AGCO (detentora da Massey Ferguson), The Climate Corporation, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec, TIM e Trimble – busca oferecer a conectividade aberta às regiões agrícolas do Brasil. A parceria permitiu uma análise 360° do acesso à internet no campo, além da definição clara de adoção tecnológica, com o propósito de ter redes de acesso que apresentasse viabilidade técnica e econômica de implantação em grande escala. A solução será inicialmente implantada por meio de análise por projeto, aproveitando a infraestrutura já instalada e levando em consideração as áreas de maior interesse e disponibilidade técnica e econômica. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024