Massey Ferguson lança plantadeira dobrável Momentum na Agrishow

Primeiro projeto global da AGCO desenvolvido 100% no Brasil coloca a produção nacional num novo patamar

24.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Ana Beatriz Paschoal

A novidade é o primeiro projeto global da AGCO, empresa detentora da marca, desenvolvido 100% no Brasil, trazendo qualidade de plantio para as lavouras brasileiras e oferecendo versatilidade para transporte e agilidade ao agricultor. O implemento será comercializado nas mais de 200 concessionárias Massey Ferguson, distribuídas por todas as regiões do país, e a partir de 2020 será exportada pela AGCO América do Sul para os EUA e países europeus.

"Essa é mais uma demonstração da busca constante da Massey Ferguson para desenvolver as melhores soluções para as necessidades do produtor rural. A série Momentum vai contribuir para que os agricultores obtenham os melhores resultados no campo, independentemente da cultura. Além disso por ser dobrável, a plantadeira proporciona maior agilidade na utilização", diz Vinicius Gehlen, supervisor de Marketing de Plantadeiras para a América do Sul.

Entre as maiores de sua categoria, a Momentum tem versões de 24, 30 e 40 linhas no espaçamento de 45 cm e caixa de armazenamento de 5.130 litros de sementes. Por outro lado, dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, menor largura de transporte, sem a necessidade de desmontagem de qualquer componente para tal e podendo passar por porteiras e pontes com facilidade sendo puxada pelo trator. A máquina também é facilmente transportada em caminhões prancha, basta remover dois rodados e duas linhas de plantio do suporte central da máquina, e a mesma ela ficará com 3 metros de largura sem a necessidade do uso de batedores o que reduz os custos da operação.

Dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, menor largura de transporte da categoria.
Dobrada, a plantadeira fica com 3,6 metros, menor largura de transporte da categoria.

A Momentum é capaz de atingir velocidades de plantio acima de 10km/h. A plantadeira possui autonivelamento dos suportes das linhas chamado Sistema Smart Frame, que mantém todas as linhas sempre em contato com o solo, depositando sementes na profundidade correta mesmo em bases largas e curvas de nível.

O implemento está disponível nas versões de 24, 30 e 40 linhas, com largura de trabalho de 10,2 metros, 13,5 metros e 18 metros, respectivamente. Além disso, a máquina é simples de ter seu espaçamento alterado, sendo possível alterar de 45 cm para 50 cm em menos de duas horas na opção de 40 linhas.

Com tecnologia Precision Planting, a Momentum garante melhor distribuição de sementes, com níveis de singulação de até 99,6% no milho. Novidade na Massey Ferguson, o monitor 20/20 Geração 3 possibilita que o produtor monitore dados do implemento, acompanhando as informações segundo a segundo para cada uma das linhas, como população, singulação (falhas e duplas), espaçamento, velocidade de plantio, mapas de plantio, entre outros, o que permite guiar melhor as decisões de operação em tempo real.

A série de plantadeiras Momentum também sai de fábrica com o dosador de sementes vSet2, que oferece melhor distribuição, aumentando consideravelmente a produtividade nas lavouras e evitando falhas e duplas ao depositar sementes ao solo. A Momentum conta ainda com o vDrive, que realiza o controle total de cada linha individualmente, garantindo população exata de sementes, oferecendo compensação em curvas e que possui o recurso de desligamento linha a linha, evitando a sobreposição de sementes em cabeceiras e eliminando custos desnecessários.

Conheça outros diferenciais da Momentum:

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024