Mercado agropecuário se destaca, mas exige precaução e investimentos em gestão

Setor alcançou resultados positivos em 2015 e estima crescimento neste ano. Feiras como a Tecnoshow Comigo são oportunidades para alavancar ainda mais a economia do segmento

16.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Samir Machado

Ao contrário de outros setores que têm sofrido com os efeitos da recessão econômica, com índices negativos, demissões e prejuízos, o agropecuário se manteve aquecido em 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário subiu 1,8% em relação ao ano de 2014, principalmente por causa de culturas como soja e milho. Esse resultado revela a força e a importância deste segmento para o Brasil, que tem contribuído para a geração de emprego e renda não só no campo, mas na área urbana também.

Diante deste cenário, a expectativa é positiva em relação a eventos voltados para o agronegócio. É o caso da Tecnoshow Comigo 2016, feira de tecnologia rural que será realizada de 11 a 15 de abril, no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), em Rio Verde (GO). Os organizadores do evento estimam superar os números alcançados em 2015, quando a feira recebeu 104 mil pessoas, que visitaram os 540 expositores e movimentaram mais de R$ 1,1 bilhão em negócios. “Serão cinco dias de demonstrações em campo, de debates com os principais nomes do cenário agrícola e da pecuária no Brasil e no mundo, além de permitir a troca de experiências entre produtores e outros públicos. Apesar do cenário econômico, que é de cautela, estamos otimistas em relação à feira deste ano, porque ao contrário de outros segmentos, o agronegócio tem mostrado sua força", afirma o presidente da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), Antonio Chavaglia.

Para a apresentadora e editora-chefe do Canal Rural, Kellen Severo – que será uma das palestrantes da feira -, os dados apresentados pelo IBGE revelam que mesmo perante a um sistema político e econômico frágil, a demanda por alimentos dá garantia ao setor agropecuário de sentir menos os efeitos da crise em comparação a outros setores como a indústria. Mas para ela, o produtor não pode ficar tranquilo a esse cenário e deixar de lado os investimentos em conhecimento e gestão. “O momento atual requer muita atenção, informação e acima de tudo gestão de custos. A diferença entre quem vai sobreviver ao cenário de crise e quem vai deixar de existir está basicamente na gestão, ou seja, como você gerencia a informação e toma decisão a partir delas", diz.

Geração de emprego: fortalecimento da economia

Na contramão da turbulência econômica, o setor agropecuário avançou também na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), quase 10 mil vagas foram criadas em 2015 somente na área da agricultura, enquanto em outros setores econômicos, 1,5 milhão de vagas de emprego foram fechadas.

A Tecnoshow Comigo, por exemplo, será responsável pela contratação, direta e indireta, de centenas de profissionais. Isso porque a feira movimenta toda uma cadeia econômica, antes mesmo do período de realização do evento. São criados empregos nas áreas de alimentação (restaurantes e bares), hotelaria, montagem de estandes e estruturas, aluguel de carros, recepção, impressões gráficas, assim como fornecedores de vários setores. “A Tecnoshow é um evento de difusão de tecnologia, sendo um dos maiores eventos do agro no Brasil, sendo uma vitrine internacional. Um evento desta magnitude, com esta visibilidade, atrai investidores de várias regiões do Brasil, como também de outras regiões do mundo. Estes visitantes são consumidores capitalizados e com várias necessidades a serem atendidas, como também a sua presença cria oportunidades aos empresários locais de aumentarem seu networking, sendo clientes potenciais. Por fim a população flutuante da cidade aumenta muito, o que impacta a economia de Rio Verde", afirma a presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv), Jacqueline Zaiden.

TECNOSHOW COMIGO 2016

A 15ª edição da Tecnoshow Comigo será realizada de 11 a 15 de abril, no CTC, em Rio Verde (GO). Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, o evento oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos, além de demonstrações de resultados de pesquisas, palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural Comigo, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural.

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO

Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a Comigo iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

FICHA TÉCNICA

15ª edição da TECNOSHOW COMIGO

Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)

Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) - Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Horário: 8 às 18 horas

Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.

Site: www.tecnoshowcomigo.com.br

Twitter: @tecnoshowcomigo

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024