NOTÍCIAS

Mercado compra todas as 67 mil sacas de café leiloadas pelo governo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vendeu todas as 67 mil sacas de café ofertadas no leilão desta sexta-feira (29). O produto está armazenado em Minas Gerais (40 mil sacas), São Paulo (15 mil sacas) e no Paraná (12 mil sacas). Esses estoques públicos são resultados de operações de opção de compra feitas na safra 2009/2010. A Conab tem em estoque 1,37 milhão de sacas.

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa), em todos os lotes do leilão houve ágio médio de 12% em relação ao preço de abertura. Isso, avalia a SPA, mostra o interesse dos industriais pelos estoques públicos. O menor preço de venda foi de R$ 441,86/60 kg, em SP, e o maior, de R$ 455,19/60 kg, em MG.

“A oferta do produto vem ao encontro da necessidade de complementar o abastecimento de café para os industriais neste momento em que os preços de mercado estão pressionados pela queda na safra de alguns tipos de café”, lembrou o secretário de Política Agrícola, Neri Geller.

O próximo leilão será dia 11 de agosto, com oferta distribuída em MG, SP e PR.

ver mais notícias