Mestrado em computação aplicada para produção agropecuária seleciona candidatos

Podem participar da seleção estudantes egressos de cursos das áreas de computação, engenharias, ciências exatas e ciências agrárias

04.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Goss

Estão abertas as inscrições para ingresso de candidatos ao curso de Mestrado em Computação Aplicada – área de concentração Tecnologias para Produção Agropecuária, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé (RS). O curso integra o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCAP), e é fruto de uma parceria entre a universidade e a Embrapa Pecuária Sul, com o objetivo de fortalecer a pesquisa, a formação de pessoas e a transferência de tecnologia na área de computação aplicada à agropecuária.

Podem participar da seleção estudantes egressos de cursos das áreas de computação, engenharias, ciências exatas e ciências agrárias. Os candidatos selecionados irão receber bolsas de estudo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por um período de até 24 meses. Os trabalhos de pesquisa e as dissertações são desenvolvidos sob orientação de pesquisadores da Unipampa e da Embrapa, das áreas de computação e ciências agrárias, respectivamente.

O PPGCAP teve seu início em março de 2017, com o ingresso da primeira turma de mestrandos. De acordo com o professor da Unipampa Sandro da Silva Camargo, coordenador do programa, a parceria nasceu da visão de que o desenvolvimento de novas tecnologias deve estar diretamente vinculado às demandas da sociedade, que no caso da Unipampa estava relacionada à agropecuária da região. Nesse sentido, segundo Camargo, a Embrapa aporta à parceria o conhecimento acumulado sobre a realidade da agropecuária, as demandas do setor produtivo e também as soluções já desenvolvidas para o setor e que podem ser utilizadas por meio das ferramentas digitais.

Já o pesquisador Vinícius Lampert , da Embrapa Pecuária Sul, salienta que a parceria entre as duas instituições é excelente para a busca e a difusão de tecnologias da informação e ferramentas que ajudem o desenvolvimento da agropecuária do estado.

As inscrições podem ser realizadas online até o dia 15/07/2021, conforme as instruções do edital, que pode  ser acessado neste link. Mais informações pelo e-mail ppgcap@unipampa.edu.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024