Microgeo apresenta os benefícios da adubação biológica na 2° Reunião Canaplan 2018

Resultados obtidos em usinas e fornecedores usuários de MICROGEO® apontam 37% de melhora no solo e 63% de melhora no plantio

12.12.2018 | 21:59 (UTC -3)
Leticia Milaré

A segunda Reunião Canaplan 2018 reuniu, em Ribeirão Preto (São Paulo), representantes dos diferentes segmentos da cadeia de produção da cana-de-açúcar da região Centro Sul do país, para discutir a reavaliação da safra de 2018/2019 e apresentar a primeira visão para a safra dos próximos anos. Entre os participantes estava a Microgeo, que além de patrocinadora oficial do evento, integrou o Painel de Produtividade desta edição.

O gerente da área de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios da empresa, Antônio Marcos Corder, apresentou os benefícios do Adubo Biológico Microgeo. “Resultados obtidos em 16 áreas de usinas e fornecedores usuários de Microgeo apontaram um acréscimo na produtividade de 12 ton/ha de cana (TCH) e 8kg/ton. de açúcar (ATR)”, disse. Além disso, a análise também apontou 37% de melhora no solo (reestruturação física) e 63% de melhora no cultivo (enraizamento, perfilho, desenvolvimento vegetativo e diâmetro de colmo).   

Segundo Corder, o Adubo Biológico Microgeo pode contribuir muito com a nova política do RenovaBio, que traça uma estratégia conjunta para a segurança energética e a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa ao longo da cadeia de produção de biocombustíveis. “Um estudo recente, conduzido pela Fundação Espaço ECO – entidade mantida pela Basf – comprovou que o cultivo de cana-de-açúcar, atrelado à adubação biológica, teve uma redução de 40% do impacto ambiental”, frisou. Neste estudo foi estimado que para uma usina média, com processamento anual de 4,5 milhões de toneladas de cana, em 50.000 hectares, o Adubo Biológico Microgeo ajudaria a reduzir em 56 milhões de quilos a emissão de CO2 na atmosfera.

“O plantio de cana-de-açúcar, alinhado com o uso do Microgeo, ainda aponta benefícios de produtividade, maior longevidade do canavial, melhor aproveitamento dos insumos e menores fatores de emissão de poluentes. E foi exatamente isto que abordamos no Painel de Produtividade, para que os produtores comecem a se preparar para os próximos anos”, finalizou.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024