Microgeo ministra palestra sobre “Conexão biológica na agricultura digital” durante a 16° Agrobalsas

Apresentação será realizada pelo engenheiro agrônomo e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa, Paulo Antônio D’Andréa

14.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Adriana Roma

A Microgeo é uma das empresas confirmadas na 16° edição da Agrobalsas, maior feira agropecuária do Maranhão. Indo ao encontro do tema central do evento, que abordará a agricultura sustentável na era da informação, a Microgeo apresentará uma palestra, no dia 16 de maio, às 14h00, sobre a “conexão biológica na agricultura digital”. A apresentação será feita nas chamadas “vitrines vivas”, espaço onde as principais culturas da região serão mostradas aos estudantes e à comunidade em geral que visitarem o evento.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Microgeo, Paulo Antônio D’Andréa, irá falar sobre a importância da inserção de inovações biotecnológicas no manejo agrícola, de modo a garantir a perpetuação de uma agricultura cada vez mais sustentável e lucrativa. Para isso, o especialista chamará a atenção para a conexão biológica dos agentes envolvidos na agricultura ou, em outras palavras, para a consciência de que solo, microrganismos, lavouras, ar e água estão conectados em uma complexa teia de elementos e organismos.

A Microgeo, inclusive, tem atuado de forma sistêmica nesta teia por meio do programa de Adubação Biológica Microgeo, que integra processos do manejo agrícola à sustentabilidade. Trata-se de um adubo biológico que condiciona as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, fazendo a conexão entre a planta enraizada e o solo reestruturado. 

Independente do ambiente e da cultura, a Adubação Biológica Microgeo conecta por via biótica todos os fatores da produção agrícola, ao reestruturar o solo, enraizar as plantas, melhorar a eficiência dos fertilizantes e promover a sanidade vegetal. 

A Agrobalsas 2018 acontece entre os dias 15 e 19 de maio, na sede da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN), em Balsas (MA). O evento reunirá as principais novidades tecnológicas voltadas às culturas da soja, milho, feijão, pastagens, leguminosas, entre outras, com destaque para soluções que viabilizem a melhoria das condições do solo.

Como funciona o Microgeo?

O Microgeo é um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico. Ele é produzido na propriedade rural pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa, por meio da instalação da Biofábrica CLC (Compostagem Líquida Contínua) constituída por tanque, filtro, registro e agitador, em um local com disponibilidade de água não clorada e com incidência solar, dimensionada para atender o volume de aplicação do Adubo Biológico de cada propriedade.

A produção no local de aplicação é estratégica. Afinal, os microrganismos, nutrientes e metabólitos envolvidos na Compostagem Líquida Contínua são exclusivos da localidade. Esse cuidado visa restabelecer a biodiversidade microbiana do solo, além de estimular a sua microbiota nativa, que atua no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

O Adubo Biológico Microgeo pode ser aplicado via pulverização ou fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, biológicos e insumos foliares.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024