NOTÍCIAS

Microgeo participa de Fórum sobre Microbiologia do Solo

O Fórum 'Desvendando a Microbiologia do Solo', acontece no dia 24 de julho, das 09h às 17h. Coordenado por Fernando Dini Andreote, professor doutor em biologia do solo da Esalq/USP, o evento tem como objetivo proporcionar ao participante a possibilidade de se ter uma visão integrada da microbiologia com os demais componentes do manejo do solo, e demonstrar como ela pode ser usada como fonte de inovação em uma agricultura mais produtiva e sustentável.

Paulo D’Andréa, diretor de P&D da Microgeo, empresa 100% brasileira do setor de biológicos, será um dos palestrantes do encontro e vai falar sobre equilíbrio, sustentabilidade e lucratividade na agricultura por meio da diversidade biológica.

"É importante que o conhecimento que temos não fique apenas nas esferas acadêmicas. Participações em fóruns como esse são fundamentais, pois nos permitem divulgar para microbiologistas e agricultores os resultados obtidos com o uso da Biotecnologia Microgeo® no processo produtivo", explica D'Andrea.

O Microgeo é um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas, em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

A plataforma de cursos MM Learning, organizadora do Fórum, foi criada durante o período da pandemia com objetivo de suprir uma demanda dos profissionais que atuam com microbiologia e buscavam por melhoria contínua dos conhecimentos.

"A proposta é não ser apenas mais uma plataforma de cursos virtuais, mas sim um sistema de ensino. Além disso, ser um fórum de discussão, um centro de troca de ideias e atualizações que permitirá que o microbiologista que está na, pesquisa, produção ou no campo amplie seu conhecimento sobre a capacidade da atuação da microbiologia", conta a microbiologista Miriam de Faria Lemos, uma das fundadoras da plataforma. 

Segundo Miriam, independente da quarentena, o formato online permitiu atender uma grande demanda de pessoas de outros Estados e até de outros países que buscam por conhecimento na área.

Alguns dos assuntos discutidos no evento serão os principais conceitos de microbiologia do solo, as inovações nas determinações de qualidade biológica dos solos, papel da rizosfera, aplicação da biotecnologia no agronegócio, o processo da fixação biológica do nitrogênio e inovações moleculares na exploração da microbiota dos solos.

O Fórum será transmitido diretamente pela Plataforma da MM Learning. Mais informações e formulário de inscrição são encontrados no site mundomicrobiologia.com.br. Confira a programação do evento abaixo:

9:00 – A microbiologia do solo e o agronegócio

Fernando Andreote (ESALQ-USP)

10:00 – Mecanismos e oportunidades: o estudo da rizosfera

Simone Cotta (UFRJ)

11:00 – Bioprospecção e aplicações biotecnológicas de microrganismos no agronegócio

Vania Melo (UFC)

12:00 – 12:30 – Debate

12:30 – 13:30 – Intervalo

– Microbioma em Ação – Equilíbrio, sustentabilidade e a lucratividade na agricultura por meio da diversidade biológica

Paulo D’Andréa (Diretor de P&D da Microgeo Biotecnologia)

– Biolog e ATCC: ferramentas para caracterização da microbiota do solo

Michele Landemberg (Pensabio)

13:30 – Conquistas e desafios para maximizar a contribuição da fixação biológica do nitrogênio na agricultura brasileira

Mariangela Hungria (Embrapa Soja)

– BVBOOSTER: a INOVAÇÃO que elimina as adubações com N-mineral na soca cana de açúcar

Flávio Pompei (Engº Agrº – UFV / Fundador e Diretor da Euroforte Agrociências)

14:30 – Saúde do solo, sustentabilidade agrícola e tecnologia BioAS

Ieda de Carvalho Mendes (Embrapa Cerrados)

15:30 – Inovações moleculares na exploração da microbiota dos solos

Caio Rachid (LABEM)

16:30 – 17:00 – Debate e encerramento

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura