Microquimica Tradecorp opera com medidas de segurança intensificadas

Integrante do grupo Rovensa, a empresa brasileira ainda se planejou para intensificar a produção mesmo antes do decreto de pandemia

14.04.2020 | 20:59 (UTC -3)
Ainah Corrêa

Como integrante da cadeia brasileira de produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, a Microquimica Tradecorp continua produzindo durante o período de quarentena decretado no Estado de São Paulo, com as devidas restrições e atendendo todas as legislações no contexto da crise de saúde pública causada pela pandemia de COVID-19.

Integrante do Grupo Rovensa, a empresa brasileira, que fabrica produtos biológicos e convencionais para a nutrição, regulação e estimulação de plantas, segue atenta quanto aos desdobramentos da pandemia do coronavírus, tanto no âmbito da saúde quanto econômico, em um ambiente de incertezas dentro do setor.

“Estamos longe do lockdown que estamos acompanhando em vários setores da economia. O que nos permite ainda ser otimistas neste cenário nebuloso, no sentido que manteremos e criaremos mecanismos para garantir o acesso às tecnologias aprovadas por nossos clientes, que continuarão produzindo alimentos, plantando e buscando elevadas produtividades. Isso, dentro é claro, de um plano realista de crescimento e rentabilidade", afirma o diretor de operações, Rafael Leiria Nunes.

A continuidade da produção ocorre conforme as legislações vigentes e é amparada pela Portaria nº 116/2020, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que dispõe sobre os serviços, as atividades e os produtos considerados essenciais para o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos e bebidas e pelo MAPA, que cita no dispositivo especificamente “estabelecimentos para produção de insumos agropecuários, sendo eles fertilizantes, defensivos, sementes e mudas, suplementação e saúde animal, rações e suas matérias primas”.

Sendo assim, a empresa, visando a produção de forma segura dos seus produtos, criou um comitê de crise no início de março com o intuito de discutir o tema e tomar as melhores decisões.

"Uma importante estratégia, antes mesmo de o governo decretar a pandemia no país, foi a de planejar a intensificação da produção para garantir um estoque suficiente para atender os clientes", explica o diretor de operações.

Com outras empresas do grupo Rovensa em outros países, alguns deles com situações mais críticas que o Brasil, como é o exemplo da Espanha, o tema é alinhado semanalmente para adoção de medidas comuns também no Brasil. As equipes de RH que compõem as empresas se reúnem e trocam informações, visando o cuidado com o colaborador e o negócio.

Medidas adotadas

Na área industrial, uma das medidas adotadas, além dos comunicados regulares com orientações e recomendações aos colaboradores, foi a duplicação do número de ônibus para o transporte dos colaboradores, permitindo maior espaçamento aos usuários. Os ônibus também são higienizados periodicamente, com aplicação de álcool em gel em seus interiores.

Também foram criados mais horários na escala de trabalho, a fim de evitar aglomeração de colaboradores nos vestiários e refeitório. O horário de almoço foi ampliado, com definição de escalas, restringindo pequenos grupos no local. O self service foi suspenso.

Ocorre também a intensificação da limpeza das áreas comuns com produtos específicos ao final de cada dia e higienização dos vestiários com germicidas (os mesmos utilizados na unidade biológica). Pela fábrica, foram disponibilizados mais dispensers com álcool em gel.

A empresa também está realizando o monitoramento de colaboradores com sintomas de gripe e avaliação da necessidade de encaminhamento para "quarentena".

Com relação à área comercial, os colaboradores agem de acordo com as medidas de prevenção amplamente divulgadas pelo Ministério da Saúde, utilizando-se, sempre que possível, dos recursos tecnológicos disponibilizados pela empresa para se manter próximo dos clientes e disponíveis para atendê-los. Já as áreas de suporte ao negócio estão trabalhando remotamente em suas casas.

"Com essas medidas e o acompanhamento de perto, pelos líderes, técnico de segurança do trabalho e equipe de Recursos Humanos, os colaboradores têm percebido todo o cuidado e atenção da empresa, gerando maior comprometimento e diminuição do absenteísmo, o que é motivo de orgulho para todo o time de liderança e a direção da empresa", complementa o diretor de operações, Nunes.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024