Milheto ADR 300 gera quase R$ 5 mil de economia por hectare

Variedade de milheto desenvolvida pela ATTO Sementes tem a capacidade de reciclar nutrientes, o que reduz custo com fertilizante

28.09.2021 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

A ATTO Sementes tem uma longa tradição em produzir sementes de qualidade e essa performance também pode ser conferida na produção de palhada com o milheto ADR 300. O produto traz uma série de benefícios à lavoura, como a redução de nematoides e a reciclagem de nutrientes.

Um estudo realizado pela Universidade de Rio Verde (Goiás) calculou o volume de nutrientes devolvidos ao solo em 11 toneladas deixado por hectare pela matéria seca do ADR 300. Calculando os volumes de potássio, fósforo e nitrogênio em fertilizantes químicos, e uréia nos preços atuais, os valores entregam cerca de R$ 4,8 mil por hectare de economia, elevando a lucratividade do produtor por hectare.

Além dessa economia, de acordo com o Departamento de Tecnologia e Produtos ATTO Sementes, por sua alta sinergia com a soja, o milheto aumenta a produtividade da soja em 3,48 sacas por hectare. Outro estudo da Fundação Mato Grosso mostrou que a palhada de ADR300 entregou cinco sacas a mais de soja por hectare quando comparada à uma área de pousio.

“Essa redução do custo para o plantio e o impacto no aumento da produtividade da soja se deve à característica do ADR 300. A nossa variedade, devido ao excelente desenvolvimento radicular, traz de volta nutrientes que ficam em bases mais profundas, além de descompactar naturalmente o solo”, afirma o melhorista chefe da Bonamigo ATTO Melhoramento, Dr. Luiz Bonamigo.

Outros benefícios da palhada de milheto

O grande volume de palhada do ADR300 promove ainda ampla redução da temperatura do solo e a sua descompactação. O milheto é uma das culturas com maior volume de raiz por planta, o que é altamente benéfico.

Melhor ainda que os principais nematoides inimigos da soja não gostam das raízes do milheto. Ele apresenta fator de redução de 0,2 para Pratylenchus brachyurus, 0,04 para Rotylenchulus reniformis e 0,1 para Meloidogyne incognita. Todos esses resultados se baseiam em estudos apresentados no Congresso Brasileiro de Nematologia e pela Embrapa.

“Quem utilizar pela primeira vez o ADR 300 vai se surpreender. A palhada desse milheto é altamente sinérgica com muitas culturas. Temos experiências também de produtores em café, cana-de-açúcar, feijão, fumo e muitas espécies de hortifruti. Em todos os casos a palhada contribuiu demais com o resultado do produtor”, conclui o diretor comercial da ATTO Sementes, Juca Matielo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024