Mineiros (GO) sediará 6º Encontro de Agricultura Sustentável

O GAAS realiza nos dias 16 e 17 de janeiro, em Mineiros-GO, o 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, evento que tem o apoio da Aprosoja Brasil e da Aprosoja Goiás

14.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação/GAAS

Sempre atento às pesquisas científicas e práticas adotadas pelos agricultores em busca de sustentabilidade ambiental, econômica e social da atividade agrícola, o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) realiza nos dias 16 e 17 de janeiro, em Mineiros-GO, o 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, evento que tem o apoio da Aprosoja Brasil e da Aprosoja Goiás.

Além de debater os manejos preconizados pelo Grupo para melhoria do solo e equilíbrio do sistema de produção (baseados no tripé formado por adubação com remineralizadores de solo, adoção de controle biológico e cultivo de mix de plantas de coberturas), esta edição do evento vai demonstrar ainda mais de perto que, sim, é possível “Produzir e Conservar” a natureza.

Presidente do GAAS e agricultor em Mineiros, Rogério Vian conta que a escolha do tema do evento veio da crescente polarização entre meio ambiente, conservação e produção. “Esse assunto é uma eterna guerra; então resolvemos ampliar a discussão para mostrar que dá para fazer tudo ao mesmo tempo”, explica. “Não precisa só produzir, só conservar ou só preservar. Dá pra fazer tudo junto e todos (meio ambiente, animais e produtores) ganharem com isso.”

A programação do evento terá pesquisadores que vão atualizar pesquisas sobre os manejos e tecnologias adotados pelo GAAS. Agricultores também vão compartilhar suas experiências e resultados a partir da adoção desses manejos em suas áreas de produção, inclusive com visita de campo em lavoura de soja orgânica.

Biodiversidade e Alimentação

O 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável vai abordar ainda casos bem-sucedidos que envolvem a proteção da biodiversidade (fauna e flora) e dos recursos hídricos (proteção de nascentes e áreas de preservação ambiental). Uma parceria firmada com o Instituto Onça Pintada (IOP), sediado em Mineiros, proporcionou explorar o tema da biodiversidade e trazer convidados especiais para o evento, como o ator e ambientalista Victor Fasano e o chef de cozinha Alex Atala.

O IOP é liderado pelos biólogos Leandro Silveira e Ana Jácomo (que vão palestrar no evento) e, desde 2002, executa ações de manejo da onça-pintada em cativeiro e em vida livre, realizando e apoiando pesquisas nos diversos biomas brasileiros. Há quatro anos, o Instituto criou o Certificado Onça-Pintada, direcionado a produtores rurais, prestadores de serviços e empreendimentos situados em áreas de ocorrência da onça-pintada, que promovam a conservação da espécie e da biodiversidade a ela associada por meio de práticas sustentáveis.

Também ambientalista, o ator Victor Fasano reconhece que a produção agropecuária, o meio ambiente e a exploração de recursos podem – e devem – caminhar juntos para conservar a biodiversidade do planeta. Ele atua na restauração de flora, trazendo de volta polinizadores e alimento diverso para qualquer tipo de fauna, além de possuir criadouros regulamentados de espécies em cativeiro para reintrodução em áreas protegidas ou manejadas.

Pela primeira vez, um chef de cozinha foi convidado a participar dos debates sobre Agricultura Sustentável. Alex Atala acredita que “é preciso cozinhar e comer como cidadão”, e privilegia em sua alta cozinha o uso de ingredientes regionais, valorizando pequenos produtores rurais. Desde 2013, ele e sua equipe do Instituto ATÁ dedicam-se a rever a relação do homem com o alimento. Aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir e o produzir da natureza é o ponto de partida deste trabalho, que atua em toda a cadeia de valor. Afinal, o alimento deve ser bom – para todos e para o meio ambiente.

Inscrições

A organização espera reunir cerca de 300 produtores rurais, empresários, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio de todo o Brasil e até do exterior em torno da Agricultura Sustentável. O site traz a programação completa e o link para inscrições, que podem ser realizadas pela internet até o dia 15 de janeiro. Na hora do evento as inscrições estão sujeitas à disponibilidade de vagas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024