Ministérios da Economia e Agricultura criam grupo de trabalho para Plano Safra

Ministra espera que novo plano seja anunciado o mais breve possível

13.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou nesta terça-feira (12) a criação de um grupo de trabalho conjunto com o Ministério da Economia para trabalhar o Plano Safra 2019/2020. 

A expectativa é que o novo plano seja anunciado o mais depressa possível. “Eu gostaria que isso fosse o mais breve possível para trazer mais tranquilidade para o setor, que anda preocupado”, disse a minisra, em entrevista a jornalistas, durante o evento Anufood Brazil, em São Paulo, .

Segundo Tereza Cristina, o crédito agrícola do antigo plano já acabou, mas o governo liberou um novo teto, de R$ 6 bilhões, destinado a despesas de pré-custeio e custeio.

Soja

Questionada sobre a produção brasileira de soja, principalmente com o fato de a China estar voltando sua demanda para os Estados Unidos, a ministra disse que a questão ainda não está definida. “A China não está resolvida ainda. Está suspensa. Ninguém sabe como vai ficar. Eu acho que os produtores de soja [brasileiros] vão continuar plantando soja. Mas temos que ter inteligência estratégica na produção”, afirmou a ministra.

“Temos que ter mercados abertos para produzir mais. O potencial de produção do Brasil é muito grande, mas temos que ter mercados abertos para receber essa produção”, enfatizou.

Segundo Tereza Cristina, a renda do produtor de soja caiu um pouco este ano.  Ela ressaltou, porém, que “o grande vilão"  da renda do produtor é a tabela de frete.

A ministra disse também não acreditar que as chuvas que atingiram a cidade de São Paulo nos últimos dias possam ter provocado reflexos na produção do estado. “Acho que não. A chuva tem prejudicado mais as cidades”.

Anufood

A Anufood Brazil é uma versão da Anuga, maior feira de alimentos do mundo. O evento, que vai de hoje até quinta-feira (14) na São Paulo Expo, reúne mais de 150 expositores, que apresentam as novidades na área de alimentos, bebidas e equipamentos. Estão previstas também rodadas internacionais de negócios. A expectativa é reunir 30 compradores locais e de vários países.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024