Ministra dá posse à nova diretora de Inovação e Tecnologia da Embrapa

Adriana Regina Martin assume como diretora de Inovação e Tecnologia (DE-IT) da Embrapa

14.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Jorge Duarte ​

A ministra Tereza Cristina deu posse, na tarde de terça-feira (12), a Adriana Regina Martin, como diretora de Inovação e Tecnologia (DE-IT) da Embrapa. Na ocasião, ela conheceu, também, Tiago Toledo Ferreira, que foi selecionado para assumir a diretoria de Gestão Institucional (DE-GI). Ele está vinculado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e será liberado pela instituição financeira nos próximos dias.

A cerimônia ocorreu no gabinete da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com a presença de Celso Moretti, presidente da Embrapa, de Guy de Capdeville, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, de Fernando Camargo, presidente do Conselho de Administração (Consad),  e de Eduardo Sampaio, secretário de Política Agrícola do Mapa.

O anúncio da escolha dos novos diretores ocorreu na reunião do Consad no último dia 24 de abril, após uma série de entrevistas feitas pelo presidente Celso Moretti, e a partir das regras estabelecidas pela Lei das Estatais. A ministra, que orientou o processo, conheceu pessoalmente os novos diretores por ocasião da posse e elogiou a escolha dos novos dirigentes. 

Ideias novas e experiência

Durante a reunião, a ministra Tereza Cristina destacou que “há um trabalho grande e desafiador de modernizar a Embrapa. A presença de vocês, com a experiência trazida de outras organizações, é fundamental para dar uma oxigenação à Empresa, reunindo ideias novas com a experiência do diretor Guy, do presidente Moretti e de todos os profissionais que já estão na Embrapa”.  

“Eu percebo que vocês têm o entusiasmo necessário ao enfrentar o novo desafio. Contem comigo e com o Ministério da Agricultura. Vocês estão na vanguarda e o Ministério da Agricultura e o Brasil precisam muito da Embrapa. Sejam muito bem vindos a este esforço e desejo muito sucesso nesta nova etapa.” 

A ministra explicou que um dos grandes desafios é a busca de novas fontes de recursos. Sobre isso, citou que deve agendar nas próximas semanas uma reunião com novos dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, que estão muito interessado em novas parcerias com a Embrapa. 

Adriana Martin, ao assumir como diretora de Inovação e Tecnologia, disse que estava satisfeita e honrada pela oportunidade de colaborar com a Embrapa. Explicou que esteve muito envolvida com a empresa ao longo de sua formação acadêmica, tendo inclusive sido bolsista na empresa durante seu pós-doutorado em Inovação Tecnológica pela UFSCar. Depois disso, foi trabalhar em multinacionais como a BRF, onde foi gerente de redes de inovação, e na Huntsman, como chefe de laboratório de desenvolvimento de produto. A nova diretora também atuou em diretorias ligadas à inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Tiago Toledo Ferreira, falou sobre sua “motivação imensa para atuar em uma empresa de qualidade técnica indiscutível, um ativo do Brasil”. Destacou seu interesse em ajudar a “buscar novas fontes financeiras e fortalecer a Embrapa para que continue atuando fortemente para ajudar a sociedade brasileira”. Tiago é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e foi executivo do BNDES nas áreas Internacional, de Comércio Exterior e Relacionamento Institucional, experiência que foi considerada muito relevante pela Ministra para o seu novo papel.

Ao final, a Ministra Tereza Cristina avaliou que os perfis dos integrantes da nova diretoria “se complementam para o que queremos de uma empresa moderna. Estou apostando muito no sucesso de vocês. O sucesso de vocês é o sucesso do Mapa e do Brasil”.

O presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Fernando Camargo, disse que há muita satisfação e otimismo com a escolha dos novos dirigentes. “É uma gestão de muitas mudanças. Há um desafio incrível de fazer uma Empresa ainda mais moderna. As circunstâncias mudam e a gente muda muito. A Embrapa deve se modernizar e mostrar caminhos para o Brasil, para o agro brasileiro.”


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024