Ministro da Agricultura conhece o setor da maçã

No encontro serão apresentadas ações em andamento para defesa contra pragas e diminuição do risco climático

05.08.2016 | 20:59 (UTC -3)
Viviane Zanella

Na próxima semana, dias 9 e 10, durante visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, aos maiores centros de produção de maçã do Brasil, nas cidades de Vacaria e (RS) e São Joaquim (SC), a abordagem de estratégias para melhorar as condições de produção da fruta brasileira será o foco do encontro.

Articulada por entidades setoriais, a visita tem dois assuntos principais para apresentar ao ministro: novas alternativas para o combate à mosca-das-frutas (Centro Moscasul) e a expansão da tecnologia de cultivo protegido, com estruturas anti granizo. Na ocasião também será destacada ao ministro a importância do fortalecimento de outras políticas relacionadas ao risco climático, como o Programa de Subvenção ao Prêmio de Seguro Agrícola. "A perda da produtividade e da qualidade nas maçãs, seja pelo ataque das moscas-das-frutas ou pelo granizo é de milhões de dólares, agora já pode ser minimizada, mas precisamos da continuidade do apoio do Ministério", destacou Moisés Lopes de Albuquerque, diretor Executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM) e um dos organizadores da visita.

Além da visita a pomares e a packing houses, o ministro será recebido na estrutura física do Centro Moscasul, na Embrapa em Vacaria. No local participará de assinatura de Protocolo de Intenções entre Embrapa, ABPM, Agapomi, Sindocopel e Associação dos Produtores de Pêssego da região de Pelotas, destinado a operacionalizar recursos do setor privado, destinados a dar suporte às ações do Centro. "Estamos finalizando a estrutura física do Centro Moscasul, que deverá disponibilizar uma estratégia inovadora para a diminuição da população do inseto, integrando-se às demais ações de Manejo Integrado de Pragas. Também, temos realizado pesquisas sobre o efeito das telas de proteção anti granizo na qualidade das frutas ", comenta o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus.

A visita, que contará com a presença de diversas lideranças, dentre elas o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, está sendo organizada pela Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi) e Embrapa.

Moscasul

O Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas (Moscasul) é uma estrutura laboratorial destinada a atender à demanda das cadeias produtivas de fruticultura e busca viabilizar soluções de pesquisa para o controle da mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus), com foco no manejo integrado de pragas (MIP). A ação prevê a criação e dispersão de inimigos naturais e insetos estéreis, em escala-piloto e por tempo determinado, para avaliação de sua eficácia e ajuste de seu emprego em escala comercial, em culturas de espécies frutíferas afetadas por essa praga, em complemento às demais estratégias de manejo de pragas. A estrutura-base, onde ocorrerá a instalação do projeto, será em containers customizados, e está sediada em Vacaria. Além dessa estrutura, três núcleos de apoio estão sendo instalados em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS) e São Joaquim (SC), visando ampliar o raio de ação da iniciativa. Esta iniciativa vem sendo concretizada em parceria entre a Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024