Ministros da Agricultura das Américas se reunirão na Costa Rica

Delegações de 34 países americanos se reunirão de 29 a 31 de outubro em San José, Costa Rica, para debater o agro do futuro

28.08.2019 | 20:59 (UTC -3)
Gestão de Comunicação Institucional IICA

Ministros da Agricultura e Pecuária de 34 países da América se reunirão de 29 a 31 de outubro em San José, na Costa Rica, onde debaterão os temas cruciais de um setor-chave para o abastecimento mundial de alimentos, mas que enfrenta sérios desafios econômicos, comerciais, ambientais e demográficos para cumprir seu papel de garantir a segurança alimentar global.

O encontro servirá como marco para a reunião da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), formada pelos 34 ministros da Agricultura dos países membros do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A JIA é, ainda, a mais alta instância de governo deste organismo hemisférico especializado em desenvolvimento agrícola e rural.

Os debates e as deliberações dos ministros e secretários de Agricultura servirão para guiar e impulsar a modernização deste setor nas Américas e dar um decisivo respaldo às ações de renovação institucional que o IICA implementa.

No organismo hemisférico convivem nações que estão na vanguarda da produção agrícola mundial como Estados Unidos, Brasil, Canadá, Argentina, México, Uruguai e Chile, com estados cujo setor agropecuário ainda não foi desenvolvido em seu potencial máximo, em especial na América Central e no Caribe.

"Na América, a agricultura tem diferentes realidades sociais, econômicas, tecnológicas ou comerciais, mas todos os países têm diante de si o enorme desafio de produzir sendo mais sustentáveis, inclusivos e competitivos. A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2019 será um marco para tratar essas diferenças, para conectar países, pessoas, tecnologias e conhecimentos em favor do desenvolvimento agropecuário e das pessoas que vivem no campo”, afirmou o Diretor Geral do IICA, Manuel Otero.

A Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2019 servirá também para gerar diálogos e construir alianças com o setor privado. Os ministros participarão de fóruns junto com representantes de empresas globais diretamente vinculadas com a produção agrícola, como Microsoft e Bayer, entre outras.

Na reunião continental serão realizados três painéis, que serão compartilhadas por ministros e altos executivos, cujos temas serão: “As oportunidades para a inclusão rural na era digital”; “Rumo a novos equilíbrios entre produtividade e sustentabilidade e “A sanidade, inocuidade e qualidade para o futuro do comércio”.

Para Otero, os temas da Conferência de Ministros da Agricultura das Américas 2019 refletem as necessidades mais urgentes de um mundo que deve debater e hierarquizar cada vez mais o papel das políticas públicas para estimular o desenvolvimento agropecuário e rural, de modo que satisfaça as necessidades de alimentação da população durante as próximas décadas, em um marco de respeito ao meio ambiente.

O continente americano tem uma situação privilegiada para se converter em garantia da segurança alimentar e nutricional do mundo graças à sua diversidade e relativa abundância de recursos biológicos, hídricos, de terras e de conhecimentos.

"Exige–se uma agricultura climaticamente inteligente, moderna e de amplo uso tecnológico, mas também inclusiva e que gere novas oportunidades de desenvolvimento para grupos tradicionalmente relegados, como as mulheres e os jovens rurais", indicou Otero.

Na avaliação de Federico Villarreal, diretor de Cooperação Técnica do IICA, “as transformações econômicas, comerciais, ambientais e sociais que têm configurado o mundo em que vivemos tornam as respostas políticas tradicionais em não razoáveis, uma vez que a agricultura do futuro é uma das grandes oportunidades para as Américas, já que propõe o reposicionamento de seus atores e da mesma ruralidade”.

A JIA se reúne a cada dois anos desde 1981 e o encontro de outubro será o primeiro desde a posse do Diretor Geral do IICA, Manuel Otero, em janeiro de 2018.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024