Mobilização para aprovar o Código Florestal reúne milhares de pessoas

06.04.2011 | 20:59 (UTC -3)

Nem a chuva conseguiu atrapalhar a mobilização nacional para aprovação do novo Código Florestal que ocorreu nesta terça-feira (5) em Brasília. Mais de 24 mil produtores rurais de todo o Brasil se reuniram na Esplanada dos Ministérios para pedir a votação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que atualiza a legislação ambiental, na Câmara dos Deputados. A caravana de produtores de Mato Grosso foi uma das que mais se destacou entre os participantes. Agricultores e pecuaristas de várias regiões do Estado percorreram longas distâncias para acompanhar o evento histórico do setor produtivo.

 

Ao todo 1,6 mil produtores rurais de Mato Grosso participaram da mobilização nacional. Além deles, estavam presentes representantes de classe, a diretoria do Sistema Famato e presidentes de sindicatos rurais. O presidente do Sistema Famato, Rui Prado, avalia que o evento superou as expectativas de organização e envolvimento do setor produtivo: “Mais de 20 mil produtores de todo o Brasil estavam envolvidos com a causa. A mobilização demonstrou não apenas a organização da classe produtora, mas também a qualidade das informações apresentadas durante o evento. Muitos parlamentares se mostraram comprometidos com a votação”.

 

A mobilização contou com a presença de diversos deputados federais e senadores da bancada ruralista. Eles fizeram discursos no palco montado em frente ao Congresso Nacional. Praticamente todos os deputados de Mato Grosso participaram do encontro e os senadores Pedro Taques, Blairo Maggi e Jaime Campos se comprometeram com a causa. “Mais uma vez o setor produtivo mostrou sua força em fazer uma manifestação pacífica e ordeira”, afirmou Seneri Paludo, diretor executivo do Sistema Famato.

 

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Kátia Abreu (DEM-GO) reforçou que o novo código vai conciliar produção e preservação. Ela defendeu a aprovação do substituto do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) como forma de legalizar a produção de alimento no país. “Não estamos pedindo nada a ninguém. As área de produção no Brasil já são suficientes para aumentar a produção de alimentos em três vezes, e a pecuária, em quatro vezes. Queremos apenas legalizar o patrimônio que não é apenas do produtor, mas do Brasil”.

 

O evento começou na manhã desta terça-feira com uma missa campal, seguida por pronunciamento de parlamentares a favor das mudanças na legislação. No final da tarde foi realizado um abraço simbólico no Congresso Nacional. Representantes de classe também visitaram gabinetes de parlamentares de seus estados para pedir apoio à aprovação do novo código.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa FAMATO

(66) 3928-4435

imprensa@famato.org

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024