Monitoramento Agrícola mostra ação do clima nas regiões produtoras do BR

Safra de grãos recebeu na primeira quinzena deste mês, contribuição favorável das chuvas em quase todas as regiões produtoras

02.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
Conab

A safra brasileira de grãos recebeu, na primeira quinzena deste mês, contribuição favorável das chuvas em quase todas as regiões produtoras. A exceção ocorreu no Semiárido e em parte da região denominada Matopiba, formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A análise é do Boletim de Monitoramento Agrícola, divulgado neste mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para o cultivo de verão, mesmo abaixo da média em algumas áreas, a ocorrência climática favoreceu o plantio, embora tardio, e o desenvolvimento das plantas. Atualmente, o Índice de Vegetação está em ascensão em quase todas as regiões monitoradas.

Por outro lado, a colheita do trigo e o plantio de arroz do Rio Grande do Sul sofreram com o excesso de chuvas do início do mês, mas houve recuperação com a diminuição das precipitações neste período. O resultado dessas análises poderão se confirmar no fechamento do estudo que será divulgado pela Conab no próximo levantamento, dia 10 de dezembro.

O monitoramento é uma ferramenta de valia para as estimativas da safra, a análise de mercado e a gestão de estoque realizadas pela Conab. As avaliações mostram as condições das lavouras sob efeito e presença de fatores vários como agronômicos e climáticos. Os dados espectrais destacam a evolução dos cultivos por meio do Índice de Vegetação, refletindo o comportamento em relação a safras anteriores.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024