Monitoramento meteorológico reduz perdas na safra e ajuda no controle de doenças

Ferramentas como o Agroclima PRO e o Radar AGRO, da Climatempo, trazem informações como o índice de chuva talhão por talhão e a incidência de água no solo

13.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Eric Finger

O monitoramento meteorológico pode reduzir bastante as perdas na safra, além de ajudar no controle de doenças, aumentando a produtividade das fazendas. Durante a Agro Rosário 2019, que acontece de 15 a 17 de março, em Correntina (BA), a Climatempo vai mostrar como ferramentas com tecnologia fazem a diferença para transformar o tempo e o clima nos principais aliados das lavouras. Entre as soluções que serão apresentadas pela empresa estão o Agroclima PRO, em sua mais recente versão para celular, e o Radar Agro, único equipamento do mercado a oferecer monitoramento de chuva em tempo real, mostrando sua distribuição talhão por talhão da fazenda.

“Estamos trazendo para os produtores da região duas ferramentas que oferecem um serviço integrado de monitoramento para facilitar a tomada de decisões no dia a dia. Com alguns cliques e um acompanhamento constante, os agricultores podem definir estratégias mais assertivas para o manejo do campo, garantindo uma maior eficiência da produção e, consequentemente, maior rentabilidade”, explica João Castro, agrometeorologista e gerente de Produto Agroclima PRO.

Na palma da mão

Agroclima PRO, solução de agrometeorologia 4.0 lançada pela Climatempo em 2017, ganhou nova roupagem e uma versão exclusiva para celular. Lançado em fevereiro, o app chegou para completar a atuação multicanal junto aos produtores. Pelo aplicativo, os assinantes tem acesso  às previsões do tempo para 72 horas, 15 dias e às tendências climáticas para os próximos seis meses. Também é possível acompanhar o índice de favorabilidade de doenças para o desenvolvimento das culturas.

O app ainda possibilita a conferência diária dos limites de temperatura e ponto de orvalho e o acompanhamento dos índices de chuvas na região onde está instalada a fazenda. Em breve, deve receber novas funcionalidades, como o monitoramento do índice NDVI – que permite detectar focos de pragas, doenças ou deficiência nutricional – e do balanço hídrico, além da integração com o Radar Agro.

“Conectado à plataforma Agroclima PRO, o Radar Agro permite que o produtor tome decisões com maior segurança. Um exemplo prático é a aplicação de defensivos. Com a ajuda do radar e da plataforma, o agricultor consegue definir qual o melhor momento para aplicar os agroquímicos, evitando perdas por lavagem da chuva ou evapotranspiração”, diz Castro.

O Radar Agro da Climatempo oferece monitoramento de chuva em tempo real. O equipamento proporciona maior assertividade nas previsões e acompanha o deslocamento da chuva, mostrando sua distribuição talhão por talhão da fazenda. A integração com o Agroclima PRO ainda permite que, após as chuvas, os produtores acompanhem pelo dashboard da ferramenta o índice de água acumulada no solo em cada talhão. Por meio de gráficos específicos, o agricultor consegue colher informações precisas que ajudam a definir as próximas ações na lavoura.

SERVIÇO

Agro Rosário 2019

Onde: Rodovia BR 20, Km 21, s/n - Rosário, Correntina (BA)

Quando: de 15 a 17 de março

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024