Monsanto assina o acordo da ONU Women's Empowerment Principles

A Declaração de Apoio de CEOs aos Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs, é um grupo de princípios para o meio empresarial que oferece orientação sobre como delegar poder às mulheres n

25.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Francine Lopes

Nesta terça-feira (25), a Monsanto do Brasil assinou a Declaração de Apoio de CEOs aos Princípios de Empoderamento das Mulheres - WEPs, para reforçar seu compromisso com a igualdade de gênero e a promoção de chances de desenvolvimento de suas colaboradoras mulheres, além de incentivar, desta forma, outros líderes do meio empresarial a fazer o mesmo. O projeto é elaborado e difundido pela ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento de Mulheres - e pelo Pacto Global das Nações Unidas.

A assinatura do documento ocorreu durante o Seminário Empoderamento da Mulher, evento da AMCHAM que contou com a presença doRodrigo Santos, líder da Monsanto para a América do Sul. Na ocasião, ele endossou o compromisso da companhia e compartilhou com o público as iniciativas já desenvolvidas pela empresa.

Princípios de Empoderamento das Mulheres é um grupo de fundamentos para o meio empresarial que oferece orientação sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, mercado de trabalho e na comunidade. Ele visa estabelecer novas práticas nas empresas e incitar a reflexão sobre a sociedade que desejamos.Os signatários do grupo salientam que o tratamento igual de mulheres e homens não é apenas a coisa certa a fazer — é também bom para o negócio e precisa ser uma prioridade.

“A Monsanto é uma empresa inclusiva, está em seu DNA. A questão de gênero vem sendo amplamente discutida e deve ser prioridade. Eu acredito muito na complementaridade profissional entre os gêneros e na capacidade de juntos gerarmos melhores resultados", diz Rodrigo Santos. “Empoderar as mulheres é missão crítica nessa jornada, já que os homens ainda são a maioria na liderança das organizações", complementou.

Por meio do seu Conselho de Diversidade & Inclusão (D&I), a Monsanto desenvolve líderes para estimular a cultura interna de diversidade em todos os níveis. O programa é baseado em três pilares: Aliança LGBTA, PCDs Sem Fronteiras e Mulheres 360. O pilar Mulheres 360 visa promover o desenvolvimento profissional das mulheres, por meio da divulgação de informações, experiências, palestras internas, fóruns de discussão, etc.

A Monsanto implementou, nos últimos 2 anos, um plano de ação bem definido para abordar as questões relacionadas à carreira das mulheres na companhia. “O Programa de Mentoring é exclusivo para mulheres e tem o objetivo de discutir, capacitar e viabilizar o desenvolvimento da carreira das mulheres na Monsanto, com foco nas posições de liderança", explica Aline Cintra, líder de Aquisição de Talentos para América do Sul.

Em 2015, a Monsanto Company foi contemplada com o 30º lugar na lista de empresas com o melhor ambiente de trabalho para a diversidade. O ranking, eleito pela Great Place to Work e a revista Fortune, teve como base avaliações de mais de 128.000 mulheres e 69.000 minorias na pesquisa de funcionários Trust Index da Great Place to Work.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024