Morango é destaque do Curso de Produção de Mudas de Hortaliças

Desde a primeira edição, em 2015, o curso vem apresentando inovações com relação a outras temáticas que têm sido objeto de capacitações

28.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Anelise Macedo

Pelo terceiro ano consecutivo, a tecnologia de produção de mudas será disponibilizada para extensionistas, produtores e estudantes de ciências agrárias de todo o País: nos próximos dias 24 e 25 de abril acontece mais uma edição do Curso de Produção de Mudas de Hortaliças, promovido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e coordenado pela área de Transferência de Tecnologia (TT) da Unidade.

Desde a primeira edição, em 2015, o curso vem apresentando inovações com relação a outras temáticas que têm sido objeto de capacitações. Nesse primeiro ano, foi inaugurada uma nova sistemática na capacitação de produção de hortaliças, quando a produção de mudas foi eleita como principal tema norteador da programação. Em 2016, a nutrição de mudas e as técnicas de enxertia foram destaque entre outras abordagens e, agora, o realce ficará por conta da produção de mudas de morangos.

Incluída na categoria de hortaliça-fruto por seu parentesco botânico, a escolha do morango se deu em razão da proximidade existente entre a Unidade e a Região Administrativa de Brazlândia, principal pólo de produção, conforme explica o agrônomo Ítalo Lüdke, supervisor de TT. “Apesar de Brazlândia concentrar a produção de morango no DF, há falta de pesquisas que contemplem o cultivo da fruta, então consideramos que o curso seria uma oportunidade para transferir a tecnologia de produção de mudas aos produtores”, explica o supervisor.

Sobre a mesma questão, a agrônoma Caroline Reyes ressalta que o curso abrangerá a produção de mudas de hortaliças de uma maneira geral e, de modo particular, a produção de mudas de morango, principal tema de uma mesa-redonda que será formada no primeiro dia do evento. “Está previsto um debate sobre a escolha do Chile como maior fornecedor de mudas de morangos, que incluirá a questão do diferencial desses materiais diante dos produzidos no Brasil e, tendo em vista os referenciais, como alcançar no Brasil a mesma qualidade normalmente apontada pelos produtores”, anota Caroline.

CAPACITAÇÃO

A capacitação tem como base o reconhecimento da importância da atividade, o que tem levado produtores de hortaliças e empresas a investirem na produção de mudas para comercialização. “O sucesso no cultivo de hortaliças tem relação direta com o uso de mudas de boa qualidade e, quanto maior for o acesso à tecnologia, menores as chances de perdas na produção”, destaca o agrônomo Marçal Henrique Jorge, da área de Tecnologia de Produção de Sementes e Mudas e supervisor do Laboratório de Sementes do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação da Embrapa Hortaliças.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024