Morango Fora do Solo é tecnologia em destaque na 1ª Festa do Morango

Embrapa leva inovação à cultura, através de seminários técnicos, para fomentar desenvolvimento regional e consumo urbano

10.11.2017 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps​

Neste final de semana, dias 11 e 12 de novembro, o município de Pelotas retorna as suas origens, e após, cerca de 30 anos, o Governo Municipal e instituições parceiras como a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) realizam a 1ª Festa Municipal do Morango. Com  o objetivo de resgatar a cultura do fruto, como fonte de desenvolvimento, saúde, geração de renda e trabalho para a região, um dos destaques serão os seminários técnicos da Embrapa sobre tecnologias inovadoras para cultura do morango e a realização do Concurso do Morango. A Festa vai acontecer na Comunidade Redentor, na estrada da Gama, 9º distrito-Monte Bonito. O primeiro dia do evento inicia às 14h, e no domingo, as atividades começam às 9h com encerramento programado às 22h.

Durante os dois dias serão realizados seminários técnicos - pequenas rodadas de conversa- que vão tratar da técnica de plantio fora de solo do morango. Ali, serão tratadas a construção da estrutura de bancadas e cobertura de túneis para a implementação da tecnologia, além de recomendações para irrigação da cultura e a instalação de variedades.

A tecnologia de plantio do morango fora do solo traz como benefícios a antecipação da produção de estolões, entre janeiro e março, o que consequentemente reduz o tempo de formação da muda, propiciando a antecipação do plantio. Ao final de maio, elas estão prontas para o início da colheita, justamente no período onde quase não há morangos gaúchos no mercado e quando o fruto alcança até o triplo do valor, entre outras vantagens. Através deste sistema, as pequisas indicam resultados de produtividade alcançando cerca de 1k frutos/planta. Leia mais informações em http://bit.ly/2zzutfU

A Embrapa Clima Temperado terá também um espaço institucional em conjunto com Prefeitura Municipal, a Emater/RS-Ascar e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) durante a programação, indicando recomendações à fruticultura de clima temperado, especialmente, voltada a cultura do morango.

Concurso do Morango Os agricultores da região poderão participar do Concurso do Morango, agendado para divulgação de resultados no domingo, dia 12, às 16h30. Todos os inscritos na atividade devem colocar em exposição seus frutos a partir das 13h30, no local. Serão avaliadas as variedades de morango mais cultivadas na região: Albion, Camarosa, Camino Real e San Andreas. 

Os pesquisadores Carlos Reisser Jr. e Luis Eduardo Antunes farão parte da Comissão Julgadora do evento, que avaliará o Melhor Conjunto de frutas (em embalagem) e o Maior fruto. Os participantes receberão certificados das instituições promotoras.

A Festa vai contar com atrações artísticas e shows musicais, comercialização de morango in natura e produtos derivados, artesanato colonial e bancas diversas. Como estrategia de popularizar o acesso e consumo do fruto, as instituições promotoras realizaram durante esta semana, que antecede o evento, exposição e comercialização do morango no largo do Mercado Central de Pelotas e em feiras itinerantes nos bairros do município.

A cultura do morango é fonte de ocupação e renda de 108 famílias no município, que juntos produzem ao redor de mil kilos de frutos ao ano, numa área de 22 hectares.

1ª Festa do Morango é uma realização da Prefeitura Municipal de Pelotas com o apoio da Embrapa, Emater/Rs-Ascar, ACHP (CEASA), UFPel e patrocínio do Sicredi.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024