NOTÍCIAS

Morre Osmar Amaral, fundador da Nortox

Trajetória de Osmar Amaral está ligada ao desenvolvimento da agricultura brasileira.

Faleceu nesta quinta-feira, 8 de outubro, em Apucarana, no Norte do Paraná, Osmar Amaral, que há 66 anos fundou a Nortox, apostando na agricultura como a maior geradora de divisas para o Brasil. Ele tinha 95 anos e deixa viúva dona Dirce, além de filhos, netos e bisnetos. O velório será na capela mortuária de Apucarana entre 14:00 e 16:00. 

A trajetória de Osmar Amaral está ligada ao desenvolvimento da agricultura brasileira. Ele nasceu no dia 30 de janeiro de 1925, em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul. Osmar Amaral experimentou e empreendeu em outros ramos antes de fundar a Nortox.

Em 1953 se mudou para Apucarana, que se tornaria seu lar definitivo. Um ano depois, encontrou no negócio com que tanto sonhara. A Nortox foi registrada na Junta Comercial em 14 de abril de 1954 e começou com um só produto no catálogo, destinado a combater a broca do café. A partir de 1957, passou a funcionar na sua primeira sede própria, também em Apucarana.

As novas tecnologias introduziram o uso cada vez maior de fertilizantes químicos, o que levou Amaral a considerar também a viabilidade de entrar nesse mercado. Uma das primeiras necessidades era identificar uma ampla área plana, entre a rodovia e a ferrovia, que possibilitasse a construção de um desvio ferroviário para receber e despachar a matéria-prima e o fertilizante ensacado. Foi assim que se deu início, em 1967, na construção da atual fábrica no distrito de Aricanduva, município de Arapongas, norte do Paraná. A inauguração ocorreu em 1968.

Hoje a Nortox é uma grande empresa brasileira de agroquímicos e atua em três plataformas de negócios: defensivos agrícolas, microfertilizantes granulados e sementes híbridas de milho e sorgo.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura