Mulheres do agro se reúnem para discutir a sororidade no campo

Encontro, que terá participação de mulheres de todo o País, ocorre nesta sexta-feira (12), em Tabapuã (SP)

11.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Andrea Inocente

Com o objetivo de discutir o papel da mulher no agro e compartilhar experiências, a Fazenda Água Milagrosa, localizada em Tabapuã (SP), a 409 quilômetros de São Paulo, sedia nesta sexta-feira, dia 12 de julho, o primeiro encontro do Agro Rainhas, grupo formado por mulheres que têm carreiras de destaque no agro. As participantes serão recepcionadas pela pecuarista e produtora rural Sarita Junqueira Rodas, CEO do Grupo Junqueira Rodas.

No encontro, estão confirmados nomes de destaque no cenário agro brasileiro, como por exemplo, a produtora rural Sônia Bonato, de Ipameri, em Goiás. Produtora de soja, a agropecuarista também integra a diretoria do Aprosoja Goiás, além de vários grupos e núcleos de mulheres do agro e Noelle Viegas Foletto, de Fronteira Oeste, no Rio Grande do Sul. Engenheira agronôma, atua na propriedade da família, que cultiva arroz há mais de 40 anos no sul do País. Possui um blog, o Nonô na Estrada, em que conta seu dia a dia no campo.

Também estarão no encontro as irmãs Aline, Ariane e Aniele, de Guapiaçu, as mais novatas da turma. Jovens e bonitas, têm entre 23 e 21 anos e trabalham de sol a sol no sítio da família, onde plantam hortaliças hidropônicas e criam frangos, com produção bimensal de 60 mil animais para abate. Elas são fundadoras do AgroMeninas, perfil em redes sociais que tem por objetivo difundir a mulher no agro.

Outras presenças são a jornalista Roberta Páffaro, diretora de Desenvolvimento de Mercado para a América Latina do CME Group; Lilian Munhoz, jornalista especializada em agro; Andrea Cordeiro, diretora comercial do Grupo Labhoro e fundadora do blog Mulheres do Agronegócio Brasil e, Gabrielle Terra Souza e Mikaela Terra Souza, do Grupo Água Tirada, do Mato Grosso do Sul, propriedade referência em seleção genética e investe em tecnologia de ponta em confinamento inteligente de gado com uso de câmeras de precisão e monitoramento de animais por meio da plataforma BeefTrader.

Evento

Na programação estão previstos minicursos sobre manejo de solo, citricultura, irrigação e microaspersão, manejo de cana, visita a pomares e canaviais, além de palestra técnica sobre pecuária com foco na raça Tabapuã, visto que a Água Milagrosa é considerada o berço da raça no mundo.

"Também integra a programação um bate-papo sobre gestão, sucessão e governança no agro, onde compartilharemos experiências e conhecimentos da área, reforçando o papel da mulher do agro", explica Sarita.

Agro Rainhas 

Criado pela consultora Mariely Biff, o Agro Rainhas surgiu da união de amigas, com carreiras ligadas ao agro de vários Estados do Brasil, que se reuniam para trocar informações sobre o setor e compartilhar seus conhecimentos na área.

"Em um primeiro momento, o grupo, que se chamava Agro Amigas, nasceu para organizar os encontros nos congressos de que participávamos juntas. O nome Agro Rainhas surgiu com a entrada da Sarita, que é conhecida como a 'rainha da laranja’, tornando-se então um grupo de apoio para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional de todas as participantes. Neste evento, além das vivências, vamos discutir também a sororidade no agro e estreitar os laços de amizade que nos uniram até aqui’, explica Mariely.

O Agro Rainhas reforça uma tendência no agro brasileiro – o crescimento de mulheres à frente de estabelecimentos rurais. Segundo o último Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), hoje elas comandam 18,6% das fazendas, número 6% superior ao de dez anos atrás. E são quase 950 mil mulheres em cargos de gestão no agro.

Confira as participantes do evento
. Alessandra Decicino (MG) - Engenheira Agrônoma e consultora comercial na MPrado Consultoria
. Aline, Aniele e Ariene Caldeira (SP) – São irmãs, de Guapiaçu (SP), que cultivam hortaliças e frangos. São fundadoras do AgroMeninas
. Ana Cláudia Mendes de Souza – diretora da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)
. Ana Ártico - veterinária, criadora de gado Tabapuã e membro da ABCZ Jovem e ABCZ Mulher
. Andrea Cordeiro (PR) - Advogada é diretora comercial na Labhoro, Co-autora do livro Mulheres do Agro
. Angela Ruiz (SP) - Jornalista e assessora de comunicação, projetos e conteúdo na Climatempo
. Aretuza Negri (SP) - Assistente Social, digital influencer e idealizadora do Ela é do Agro!
. Gabrielle Terra Souza e Mikaela Terra Souza (MS) – Pecuaristas e sucessoras no Grupo Água Tirada
. Juliana Chini (SP) - Marketing, @tech e Blog da Carne
. Leda Lorenzi (MT) - Produtora rural/psicultora
. Lilian Munhoz (SP) - Jornalista, mestre de cerimônias e apresentadora do Jornal Terraviva na Band SP;
. Mara Magalhães (SP) - Locutora de rodeios, primeira mulher a narrar rodeios no mundo
. Mariely Biff (MT) - Administradora em Agronegócios e consultora em Sucessão Familiar Agro, co-autora do livro Mulheres do Agro
. Noelle Foletto (RS) - Engenheira Agrônoma, produtora de arroz e fundadora do Blog Nonô na Estrada
. Roberta Paffaro (SP) - Jornalista e diretora de desenvolvimento de mercado para a América Latina da Bolsa de Chicago (CME Group), co-autora do livro Mulheres do Agro
. Ronara Lasmar (MG) - Engenheira Agrônoma, coaching de carreiras agro, fundadora do AgroUniversitário
. Saile Farias (SP) - Engenheira Agrônoma, professora universitária, CEO na Fertigan Fertilizantes e fundadora do Jovens do Agro
. Sarita Rodas (SP) - Advogada, CEO Grupo Junqueira Rodas e Fundadora da Prossiga
. Sônia Bonato (GO) - Agropecuarista e participante das principais lideranças agro de GO

Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco