Mulheres do campo deixam ruas de Rio Verde cor de rosa

Grupo "Elas no Campo" mostrará a força da mulher no agronegócio em desfile de abertura da Expo Rio Verde, no dia 30 de junho

24.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Mariele Previdi

A quantidade de mulheres que atuam no agronegócio não para de crescer. Segundo levantamento feito pelo Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Esalq/USP, de 2004 a 2015, o número de mulheres atuando no agro cresceu 8,3% e 54,41% do aumento das mulheres no mercado de trabalho deve-se à participação feminina no agro.

A força das mulheres no agronegócio será evidenciada durante o desfile de abertura da Expo Rio Verde, tradicional exposição agropecuária da cidade de Rio Verde (GO), no dia 30 de junho. Coordenado pelo grupo “Elas no Campo”, formado por 70 agricultoras e pecuaristas da região e com o apoio do GPB Rosa, grupo de mulheres da pecuária que representam mais de 110 propriedades rurais em 10 estados brasileiros, o desfile deixará as ruas de Rio Verde cor de rosa.

“Teremos mulheres montadas a cavalos e vestidas de vaqueiras, simbolizando a mulher que é da pecuária; teremos as mulheres de tratores e de implementos agrícolas; a mulher fazendo churrasco e a mulher com os filhos representando a família. Nosso objetivo no desfile é representar a mulher no campo e a sua capacidade de gerir o agronegócio, de cuidar, de incluir, honrando as mulheres do passado, do presente e do futuro na missão de zelar e alimentar o mundo”, destaca a pecuarista Verena Bannwart, coordenadora do “Elas no Campo”.

Curso de churrasco exclusivo para mulheres
No dia seguinte ao desfile (1/7), às 19h, será oferecido um curso de churrasco exclusivo para mulheres, ministrado por “As Braseiras”, grupo de mulheres profissionais do segmento da carne, gastronomia e churrasco que tem por objetivo fortalecer e ampliar o espaço feminino nesse mercado.

Com duração de quatro horas, o curso abordará temas como introdução à produção de carne, com informações sobre raças e sistemas de criação, orientações sobre fogo, braseiro e churrasqueiras, manipulação das carnes, tipos de cortes e acompanhamentos.

O curso será no Haras BS (BR 060 saída para Goiânia, ao lado da subestação de energia/FURNAS). As inscrições custam R$ 200,00 e podem ser feitas com Julia Galvão por whatsapp – (64) 99964- 7770.

“O GPB Rosa abraçou a causa e para reforçar esse manifesto levaremos um trator cor de rosa cedido pela John Deere ao desfile. Teremos ainda ‘As Braseiras’ sacramentando este movimento com o fogo sagrado, celebrando e representando a nutrição. Para nós, a presença de mulheres na agricultura e na pecuária é muito natural, pois as mulheres sempre estiveram presentes no campo, seja arando, semeando, caçando, cozinhando, ou cuidando da terra e do homem da terra. Somos cíclicas, assim como natureza e os diferentes sistemas produtivos. Estamos conectadas à Terra”, assinala Carolina Barretto, que coordena a comunicação do GPB Rosa.

GPB Rosa: o grupo das mulheres da pecuária brasileira
Mulheres de diversos estados brasileiros, com propriedades em diferentes sistemas produtivos, grande variedade de raças bovinas, perfis diferenciados e que chegaram à atividade pelos mais diversos caminhos. É esse o mix que compõe o GPB Rosa, grupo de mulheres derivado do GPB – Grupo Pecuária Brasil, que reúne pecuaristas com um objetivo comum: trocar experiências e fortalecer a atividade pecuária liderada por mulheres.
Formado há três anos, o GPB Rosa conta atualmente com 73 participantes ativas, que representam 118 propriedades de 10 estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pará e Tocantins.
A troca de conhecimentos no GPB Rosa é marcada também pela diversão, pelo estilo descontraído e pela amizade criada pelas mulheres, a maior parte delas que realmente vive na “roça” e na “lida” diária da pecuária. São empresárias, mães, filhas, esposas e líderes que vão atrás de conhecimento e tecnologia para continuar a fazer a diferença na pecuária brasileira.

As Braseiras
O movimento “As Braseiras” foi o meio pelo qual mulheres apaixonadas por carne e pelo setor produtivo encontraram para expressar essa paixão e fomentar o consumo correto de carnes, através da cultura do fogo e do assado. Quando mulheres se juntam ao redor do fogo algo muito mágico acontece. Por isso, o grupo viaja o Brasil inteiro a fim de disseminar esse conhecimento, provendo essa experiência pelos cursos, palestras e eventos que promovem.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024