Na Agrotins, Mosaic Fertilizantes destaca a importância dos micronutrientes na adubação

Empresa apresenta as vantagens que sua linha de performance traz ao produtor rural

15.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Salatini

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, está presente na 21ª edição da feira agrotecnológica do Tocantins, a Agrotins, maior feira do tipo da região Norte do Brasil. Reforçando seu compromisso com o produtor rural e empenhada no desenvolvimento constante de tecnologias que geram benefícios aos solos e processos produtivos, a empresa apresenta soluções pensando nas necessidades da lavoura do Estado.

O evento, que acontece de 15 a 18 de junho, tem como tema “Agro 4.0 – Tecnologia no campo” e pretende trazer as tendências para a nova fronteira agrícola, que abriga diversos produtores tecnificados. “Os fertilizantes fazem parte do pacote tecnológico e desempenham um papel decisivo, não só aumentando a produtividade das culturas e a rentabilidade dos produtores rurais, mas gerando condições que permitem o aumento da sustentabilidade da produção”, comenta o gerente de segmento da Mosaic Fertilizantes, Eduardo Silva.

Por ser o segundo maior investimento para o agricultor, com capacidade de gerar incremento de até 60% na colheita, os fertilizantes devem ser escolhidos com bastante embasamento. Além de pensar nos macronutrientes, como Nitrogênio, Fósforo e Potássio, os produtores devem se atentar também aos micronutrientes e à sinergia desses componentes para garantir solos cada vez mais saudáveis. Em seu portfólio, a Mosaic Fertilizantes conta com produtos que combinam macro e micronutrientes para atingir os tetos produtivos das culturas.

O Aspire contém Potássio e duas fontes de Boro, uma de liberação gradual e outra imediata, no mesmo granulo. É o único produto do mercado com disponibilidade de Boro ao longo do ciclo. Ao garantir uma distribuição uniforme do nutriente no solo e durante o ciclo das culturas, o produto permite melhor pegamento e uniformidade da florada, enchimento e maior peso de grãos, estímulo da formação de raízes e nódulos e incrementos de produtividade, que podem chegar, no caso da soja, a mais de 3,3 sc/ha. É uma solução, também, extremamente interessante para o manejo das adubações da cultura do algodão.

Pensando, nas adubações de base de culturas como soja, milho e algodão, uma solução para clientes que buscam incremento de produtividade com redução da complexidade operacional é o MicroEssentials, que reúne em um único grânulo Nitrogênio, Fósforo de alta solubilidade e duas formas de Enxofre. Essa combinação ajuda na distribuição uniforme e melhor rendimento operacional. Enquanto a maioria dos fertilizantes possui apenas sulfato ou enxofre elementar em sua formulação, o MicroEssentials possui o elemento em duas formas para que a lavoura tenha fornecimento imediato, vindo do sulfato, e um gradual, vindo do enxofre elementar.

O Excellen, produto da linha especial, tem nitrogênio altamente concentrado (46%) e estabilizado com inibidor de urease. Indicado para a cotonicultura, o fertilizante contribui para  reduzir perdas por volatilização, diminuir custos com armazenagem, melhorar o manejo operacional e diminuir o potencial de queima de folhas. 

“Uma análise de solo detalhada e aplicação dos fertilizantes seguindo os conceitos dos 4Cs do manejo [adubação com a fonte Certa, na dose Certa, no local Certo e na hora Certa] é fundamental para garantir melhores resultados”, explica Silva. A Mosaic Fertilizantes possui uma equipe de 150 agrônomos que atua para aconselhar os agricultores a tomar a melhor decisão possível para alcançar os potenciais produtivos de suas culturas.

O Tocantins ocupa 38% da região conhecida como MATOPIBA, com 1,6 milhão de hectares plantados, e tem como principais culturas a soja, o milho e o algodão, representando um mercado muito importante para a Mosaic Fertilizantes. O desenvolvimento dos negócios da empresa na região e a ampliação sua atuação na nova fronteira agrícola, fazem parte do compromisso da companhia com a agricultura nacional.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024