Nematoides são tema do quarto episódio de websérie do IMAmt

O fitopatologista Rafael Galbieri aborda o problema que, segundo ele, causa perdas na produção na agricultura mundial de aproximadamente 12%

06.12.2017 | 21:59 (UTC -3)
Martha Baptista

Os temidos nematoides são o tema do quarto episódio da websérie produzida pelo Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). O fitopatologista Rafael Galbieri aborda o problema que, segundo ele, causa perdas na produção na agricultura mundial de aproximadamente 12%.

A cultura do algodão é considerada altamente suscetível aos fitonematoides, que são vermes de característica microscópica que sobrevivem basicamente no solo. De acordo com Galbieri, esses vermes parasitam as plantas - sobretudo órgãos subterrâneos (raízes) -, causando má formação em seus tecidos, o que dificulta o transporte de nutrientes.

Ele fala sobre resultados de pesquisa realizada pelo IMAmt, em parceria com a Embrapa e a Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes do Estado de Mato Grosso), que indicam a incidência de nematoides em cerca de 35% das áreas de cultivo do algodoeiro em Mato Grosso. Em seguida, enfatiza a importância de se buscarem formas de controle dos nematoides.  "É importante definir o manejo correto para mitigar o problema, já que erradicar é impossível", alerta.

Esse vídeo já está disponível nos sites institucionais do IMAmt (www.imamt.com.br) e da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (www.ampa.com.br), juntamente com os três primeiros episódios, que contam com a participação do entomologista Jacob Crosariol Netto e do pesquisador Edson Ricardo de Andrade Junior.

A websérie está sendo produzida pela TV1 Produtora, sob a supervisão da pesquisadora Patrícia de Andrade Vilela. O objetivo é trazer informações sobre os principais temas da cotonicultura de modo a auxiliar produtores e seus colaboradores a enfrentarem pragas e outros problemas recorrentes no dia a dia das lavouras

Clique aqui para conferir o vídeo do pesquisador Rafael Galbieri.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024