Netafim participa de dia de campo de soja

O sistema tem precisão de 95%, evitando assim desperdício de produtos, seja adubos ou fertilizantes, defensivos agrícolas ou a própria água

17.12.2015 | 21:59 (UTC -3)
Tatiana Freitas

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, participou na última semana do Dia de Campo de Soja, no interior de São Paulo, em Santo Antônio de Aracanguá. O evento foi nas terras do produtor João Ricardo de Castilho que começou um novo projeto: dos 1.200 hectares cultivados de soja, 66 deles estão sendo irrigados pela primeira vez com o sistema de irrigação por gotejamento e a expectativa é alta para a primeira safra. “Nossa previsão é colher entre 90 e 100 sacas por hectare, enquanto no sequeiro nossa média era 54 sacas por há”, analisa Castilho.

Segundo o produtor, os principais motivos para adesão da tecnologia foram falta de água e necessidade de aumentar a produtividade da lavoura. “Tínhamos a irrigação convencional, mas não usávamos há anos pela dificuldade de conseguir outorga de água”, explica.

Outra vantagem da tecnologia aderida é que o sistema permite a técnica de nutrirrigação. “O produtor consegue colocar os nutrientes necessários diretamente na raiz da planta. Dessa forma, a planta se alimenta como nós, de pouco em pouco, e na quantidade exata”, detalha Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim.

O sistema tem precisão de 95%, evitando assim desperdício de produtos, seja adubos ou fertilizantes, defensivos agrícolas ou a própria água. “Ainda reduz a proliferação de fungos e possíveis doenças, já que não encharca o solo, nem mesmo as folhas”, acrescenta o gerente.

A tecnologia que está ganhando cada vez mais produtores por todo o Brasil, nas culturas de cana, café, citrus, hortifrútis, soja, arroz, milho etc., também permite um gerenciamento completo, via smartphone. “Esse projeto consiste no acesso remoto, facilitando muito a vida do produtor, bem como proporcionando controle em tempo integral”, finaliza Sanches.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024