Netafim participa do Dia de Campo Expo Yoshida 2015

O evento ocorre na cidade de Biritiba Mirim/SP; o objetivo da companhia é difundir a tecnologia de irrigação localizada no cultivo de hortifrúti

18.11.2015 | 21:59 (UTC -3)
Tatiana Freitas

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, participa pela segunda vez do Dia de Campo Expo Yoshida 2015, até a próxima quinta-feira (19/11), na cidade de Biritiba Mirim/SP. O objetivo da companhia é difundir a tecnologia de irrigação localizada no cultivo de hortifrúti.

Segundo Rafael Faggioni, gerente de vendas da Netafim, ainda é pouco disseminado entre os produtores a tecnologia de gotejamento já que muitos ainda usam os sistemas convencionais como a aspersão. “A economia no volume de água proporcionada pelo gotejamento varia entre 30% e 50% quando comparada com a irrigação por aspersão. O saldo de economia de água para consumo humano pode variar de 20% a 40%”, destaca o executivo.

Por outro lado, muitos produtores rurais já migraram para o sistema com a crise hídrica que ocorreu no início de 2015 em que houve falta de água e lacração de bombas. “A economia do recurso hídrico na irrigação por gotejamento acontece através da disponibilização de água junto ao sistema radicular da planta, enquanto que no sistema mais usado no país (por aspersão) a água é distribuída por toda a extensão da planta, necessitando de um volume maior de água para atender a demanda da cultura”, detalha Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim, exemplificando que além da água, é possível fertirrigar a planta. “Aplicamos os nutrientes necessários direto na raiz da planta fazendo com que ela cresça mais rápido que as demais. O sistema aumenta a produtividade, por exemplo: temos um cliente de tomate que colhe 140 toneladas por hectare usando a técnica de gotejamento. A média do produtor que usa aspersão é de 80 toneladas por hectare”.

Durante os três dias de evento, a Netafim terá uma área demonstrativa com o sistema instalado em canteiros de hortaliças e os representantes da empresa debaterão sobre o uso racional da água aplicado ao cultivo de HF e os benefícios agronômicos e econômicos. O evento espera receber cerca de 450 produtores do estado de São Paulo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024