New Holland Construction celebra 70 anos

Em sete décadas, marca contribuiu ativamente para o desenvolvimento do país participando de grandes obras como Furnas, Brasília, a Ponte Rio-Niterói e Itaipu

14.02.2020 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Freitas

Sempre próxima do cliente e com uma linha completa de máquinas para diferentes aplicações, a New Holland Construction celebra 70 anos de Brasil. Uma trajetória iniciada em 1950, com a montagem de equipamentos em um galpão no bairro do Brás, em São Paulo, ampliada pelas expansões da fábrica de Contagem (MG), a partir da década de 1970, e consolidada por uma linha completa de retroescavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira, minicarregadeiras, miniescavadeiras, soluções e tecnologias – da construção ao agronegócio.

A evolução da New Holland Construction é confirmada por uma completa linha de produtos e soluções do mercado; pela meta alcançada de Aterro Zero, tratando 100% dos resíduos gerados na fábrica do Brasil; e uma nova plataforma online de venda de peças, que conta com componentes disponíveis em qualquer lugar, dia ou hora. 

“Chegamos aos 70 anos unidos, inovando com eficiência e prontos para entregar o melhor ao mercado. Construímos, dia após dia, algo maior: o futuro do Brasil. Nos últimos 70 anos foi assim. Nas próximas sete décadas queremos fazer ainda mais”, afirma a vice-presidente da New Holland Construction para a América do Sul, Paula Araújo.

Mais 70 anos em evolução

Os próximos 70 anos da New Holland Construction serão pautados na inovação. Alguns conceitos reforçam esse DNA: as tecnologias wi-fi e de Biometria para máquinas de construção e a retroescavadeira B95B Acessível. A Biometria permite que o operador acesse a cabine da máquina e acione a ignição do motor com apenas um toque. A operação, simples e prática, pode ser feita em um tablet ou smartphone, permitindo que o responsável defina um nível de acesso adequado à cada integrante do seu time. Apresentada ao público, como conceito, na pá carregadeira W190B Conecta, a tecnologia segue em desenvolvimento.

Outro projeto que continua em estudos pela New Holland Construction é a retroescavadeira acessível, que foi projetada para oferecer ao operador com mobilidade reduzida as mesmas condições de trabalho, conforto, performance e praticidade de uma retroescavadeira convencional. A configuração inclusiva permite que a B95B Acessível seja operada por operadores com ou sem mobilidade reduzida. Dois pilares nortearam o projeto: inclusão e qualidade de vida.

“A configuração acessível é totalmente inclusiva, podendo ser operada por qualquer tipo de operador. A solução representa um marco, proporcionando novas oportunidades de trabalho, além de auxiliar as empresas, promovendo a integração das pessoas”, afirma o gerente de Marketing da New Holland Construction para a América do Sul, Giovanni Borgonovo.

Conectados e alternativos

A New Holland Construction segue pautada por pilares importantes, como a automação e a digitalização. “Telemática, telemetria e conectividade chegaram para ficar e tornar as máquinas ainda mais eficientes, rentáveis e sustentáveis”, afirma Paula Araujo. “No Brasil, temos um enorme potencial de evolução nessas áreas, mas precisamos acompanhar o andamento e a necessidade dos clientes, mantendo o mercado sempre competitivo”, completa a vice-presidente.

A marca aposta também em combustíveis alternativos como uma possibilidade válida para o setor. Eletrificação e hibridização para máquinas são uma tendência para as máquinas e equipamentos do setor, mas num futuro de médio a longo prazo. “Por aqui, a adoção dessas tecnologias tende a ser mais lenta, mas o Brasil conta com diferenciais interessantes, como o gás natural, biometano e, por que não, o etanol”, diz Araujo.

70 anos 

A participação ativa da marca na história do Brasil contribuiu diretamente na realização de grandes obras fundamentais na interiorização e no desenvolvimento do país.  Inicialmente como Moto Agrícola Indústria e Comércio, depois como Fiat Tratores, Fiatallis, e, finalmente, como a New Holland Construction.

Os tratores da linha amarela atuaram como testemunhas e construtores ativos da arquitetura e construção brasileiras, como a Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso, localizada no Rio São Francisco entre os estados de Alagoas e Bahia; a rodovia Belém-Brasília, primeira ligação por terra entre o Norte do Brasil e as regiões Sudeste e Sul; a construção de Furnas, no Rio Grande, em Minas Gerais; Brasília, símbolo do modernismo; a Ponte Rio-Niterói, um marco na engenharia nacional; o metrô de São Paulo, o primeiro do país; e uma das maiores hidrelétricas do mundo, Itaipu, cuja energia é compartilhada entre o Brasil e Paraguai.

Responsável por lançar a primeira escavadeira hidráulica do Brasil, o modelo S90, em 1973, a marca nasceu e cresceu juntamente com um Brasil que se preparava para encarar o desafio de se desenvolver. “Nos orgulhamos de ter contribuído para sete décadas de desenvolvimento. Essa evolução fez com que o Brasil se tornasse uma das grandes referências em engenharia e arquitetura. Não apenas testemunhamos, como temos um compromisso com a construção histórica e cultural desse país”, afirma Giovanni Borgonovo.

Portfólio ampliado em infraestrutura viária

Dando sequência à atualização da linha de produtos, a New Holland Construction estuda a ampliação do seu portfólio para a infraestrutura viária com o rolo compactador V110. Com cabine aberta ou fechada – ambas com a certificação ROPS/FOPS de segurança –, e motor FPT S8000 3,9 litros turboalimentado, com transmissão hidrostática, o V110 reforça o conceito de compactação dinâmica, combinando os efeitos da compactação estática e força dinâmica, com duas frequências (31 Hz e 34 Hz) e duas amplitudes de vibração (0,8 mm e 1,8 mm).

Seu tambor dianteiro de 32 mm é o de maior espessura do mercado, proporcionando maior confiabilidade e maior carga no eixo dianteiro, aumentando a capacidade de compactação. Caso o mercado demande, opcionalmente o V110 poderá ser vendido também com tambor de 25 mm.

A alta força centrífuga da máquina implica em melhor profundidade de compactação, entregando a máxima execução de pequenas a grandes intervenções viárias, com economia, eficiência e disponibilidade operacional.

“Com o V110, que roda em testes com clientes brasileiros nesse momento, pretendemos oferecer ao mercado uma máquina com excelente relação peso e potência, privilegiando a eficiência de compactação do solo associada à alta produtividade e o baixo consumo de combustível”, afirma o gerente de Produto da linha Road Building da New Holland Construction, Edmar de Paula.

Entre as possibilidades, o rolo compactador poderá ser disponibilizado no mercado brasileiro em versões para aplicações normais de compactação de solo; para compactação em solos inclinados; e para compactação de solos argilosos e aterros sanitários.

Fábrica de Contagem é Aterro Zero

As soluções sustentáveis da New Holland Construction em gestão de resíduos levaram a planta de Contagem (MG) a alcançar a ousada meta de Aterro Zerro, tratando 100% dos resíduos. O projeto, à frente da legislação ambiental, passou pelo estudo de viabilidade de alternativas para a destinação ambientalmente correta, seja por meio de reciclagem ou compostagem, e foi implantado em fases. A iniciativa foi fundamentada com base na filosofia World Class Manufacturing (WCM) da CNH Industrial, que busca zero perdas, e na metodologia da Pirâmide de 5R – recusa do resíduo (logística reversa), redução, reaproveitamento, reciclagem e recuperação.

Dentre os resíduos sólidos provenientes da atividade industrial estão madeira, plástico, papelão, material orgânico, óleo, entre outros. “A madeira é enviada para a produção de biomassa, o solvente usado na pintura é reciclado e reutilizado internamente, o resíduo orgânico é compostado, o efluente tecnológico passa por uma Estação de Tratamento de Efluentes para reutilização em descargas, limpeza do piso de fábrica ou teste em máquinas. Buscamos soluções ambientalmente corretas para cada resíduo”, afirma a analista ambiental da New Holland Construction, Milena Vieira. 

Para alcançar o resultado, é feita internamente a separação, o acondicionamento e o transporte dos materiais. Uma equipe especializada cuida do gerenciamento de resíduos, com foco na maximização da reciclagem e a eliminação do aterro.

CD

O Centro de Distribuição de peças da New Holland Construction em Sorocaba (SP) também atingiu a meta de Aterro Zero. Materiais como madeira, plástico, papelão, material orgânico, óleo, entre outros, são reciclados e, os não recicláveis são agora enviados para coprocessamento, extinguindo assim o envio para aterro.

O prédio, inaugurado em 2010, possui 66 mil m² e foi construído dentro dos modernos conceitos de Green Building, que identificam a construção e o empreendimento como ambientalmente responsáveis. Todo o material utilizado na construção teve a origem certificada para garantir que a obra não utilizasse elementos predatórios à natureza. Por isso, o CD recebeu da United States Green Building Council (USGBC) - uma das mais conceituadas entidades certificadoras do mundo – a certificação Green Building.

O CD da New Holland Construction foi o primeiro do setor na América do Sul a receber a certificação LEED Gold, o mais importante selo internacional de meio ambiente para edificações sustentáveis. Além das iniciativas voltadas para a estrutura, como prédio verde, economia de energia elétrica e água, reciclagem, eficiência logística, tratamento de resíduos, entre outros, a unidade promove ações de conscientização aos colaboradores, visando agregar a responsabilidade ambiental não só na rotina de trabalho, mas também para a comunidade onde está inserida.

Rede de Concessionários

Com pontos de distribuição estrategicamente posicionados no Brasil e América do Sul, a New Holland Construction tem uma ampla coberturas de mercado da indústria de equipamentos de construção. A Rede de Concessionários conta com treinamentos técnicos e comerciais presenciais e treinamentos on-line para garantir atualizações constantes de produtos e serviços.

“Estar próximo do cliente e entender a sua necessidade fazem parte da New Holland Construction. Para nós é fundamental estender a nossa Rede de Concessionários, entendendo cada vez mais as demandas do mercado, aprimorando nossa excelência nos serviços e a qualidade do atendimento", afirma o gerente de Desenvolvimento de Rede da New Holland Construction, Túlio Soares.

Nova plataforma online de venda de peças

O cliente New Holland Construction também tem à disposição um canal eletrônico de venda de peças. Componentes como filtros, correias, eixos e rolamentos podem ser adquiridos em qualquer lugar, dia ou hora por meio da plataforma de e-commerce, com entrega realizada através da rede de concessionários.

"Agora, nosso portfólio de peças genuínas está disponível a um simples toque na tela do celular, tablet ou computador, o que facilita e ajuda a programar a manutenção da sua máquina sem sair de casa ou do trabalho. Estar próximo do cliente sempre foi muito importante para nós”, afirma o especialista de pós-venda da New Holland Construction, Marcelo Barbosa.

Marca é destaque Pós-Venda da Sobratema

Pelo segundo ano consecutivo, a New Holland Construction foi uma das empresas melhor avaliadas pelo Núcleo Jovem da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) no Prêmio Destaque Pós-Venda 2019. Em sua quinta edição, o prêmio elegeu a marca na categoria Equipamentos de Terraplenagem.

Profissionais, especialistas e clientes de equipamentos de todo o Brasil, avaliaram quesitos como facilidade do contato inicial, qualidade no atendimento em campo, entrega técnica e treinamento de operação, disponibilidade de peças de reposição e se o profissional recomenda a marca avaliada para um amigo. De 40 empresas avaliadas na categoria, a New Holland Construction foi reconhecida como destaque entre as três melhores.

 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024