New Holland estabelece novo recorde de colheita de uvas

Braud 9090X colheu 197,6 t, com economia de combustível e a melhor produtividade

20.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Luis Fernando Duarte

Quantas uvas premium desengaçadas podem ser colhidas em oito horas? A nova Braud 9090X da New Holland Agriculture responde esta pergunta durante um teste de desempenho verificado pela empresa SGS. Foram 197,6 toneladas de uvas desengaçadas, correspondente a uma média de quase 24,7 toneladas de uvas por hora. Tudo isso com uma taxa muito baixa de MOG, de 1%, o mínimo de perdas e recorde de baixo consumo de combustível de apenas 0,99 litros por tonelada colhida.

A Braud 9090X usada no desafio estava equipada com um novo sistema de desengaçador (retirada do engaço, ou seja, dos materiais espremidos da uva) e transportador lateral que possibilita uma colheita sem interrupções em vinhas de alto rendimento. O teste ocorreu graças ao apoio das vinhas C&S Devito e da vinícola Riverland Vintners: a frota usada no teste incluiu a Braud 9090X, cinco tratores New Holland T4.105F e um caminhão Iveco Stralis 560hp.

O teste de desempenho foi realizado em 21 de março de 2018 em Waikerie, Austrália Meridional, em um terreno de sete hectares de uvas vermelhas. Enquanto variedades brancas tipicamente possuem um rendimento maior, a New Holland escolheu uma variedade de uva Shiraz para focar não só em capacidade, mas também em qualidade da amostra.

“Este teste demonstra como uma produtividade excelente pode estar lado a lado de uma colheita excepcional e precisão de desengaçamento”, disse Thierry Le Briquer, chefe das Linhas de Produto Uvas e Azeites na New Holland Agriculture. “O teste também confirmou a New Holland como a líder absoluta nas colheitas de uvas, e a Braud 9090X como a colheitadeira de uvas de melhor produtividade”.

Melhor amostra

A série da nova Braud 9090X com desengaçador e transportador lateral é uma colheitadeira de uvas que fornece capacidade e velocidade de operação para vinicultores — ao mesmo tempo melhorando a qualidade do vinho ao remover talos e MOG da amostra de frutas. O MOG é o peso de materiais diferentes da uva comparado ao peso da própria fruta.

A série 9090X é baseada no modelo comprovado da Braud que  continua a oferecer o tratamento mais cuidadoso da planta e da colheita. Graças ao ângulo de giro de 90 graus, as colheitadeiras Braud 9090X têm o raio de giro mais justo do mercado. O Sistema de Gerenciamento Inteligente integrado com o monitor da tela de toque IntelliViewproporciona acesso total à todas as funções principais de colheita e aumenta a eficiência e a produtividade.

A Braud 9090X é equipada com 175 cv, unidade de potência de Common Rail de 6 cilindros da FPT Industrial que apresenta saída, tempo de atividade e economia de combustível, aliados à máxima sustentabilidade.

O sistema SDC da Braud permite que a haste de sacudimento, localizada na parte posterior em um suporte flexível, garante o controle do sacudidor para a colheita. O sistema de cestos Noria e colhedor de frutas permite ainda coletar e transportar as frutas sem maceração.

Após 43 anos, esses sistemas de colheita ainda são reconhecidos como referência de produtividade e fornecem uma amostra de frutas limpa para vinicultores.

Graças à mais nova tecnologia de desengaçar para o transportador lateral, agricultores de uva em grande escala se beneficiarão da maior produtividade e da melhor amostra de frutas. Ráquis, talos e outros detritos verdes são removidos após a colheita, assim evitando a contaminação de MOG durante o transporte e o descarregamento. Isso aumenta significativamente a qualidade do vinho.

“Acreditamos que a qualidade da fruta desengaçada será o próximo padrão para os vinicultores mais exigentes. Logo, os vinhos de qualidade mais aclamados do mundo poderão ser produzidos de uvas colhidas e desengaçadas por apenas uma de nossas máquinas” diz Philippe Boisseau, gerente de Produto Global de Uvas e Azeites. “A Braud 9090X com unidade desengaçadora representa um avanço no mercado, unindo alta capacidade com vinhos de excelente qualidade. Nós vemos um grande potencial de mercado para esta união que foi recentemente estabelecida nas regiões da América do Norte, Ásia e Pacífico”.

Mais de 15 mil unidades

A Braud lançou sua primeira colheitadeira de uvas automotora (a Braud 1020) em 1975, a partir do seu vasto conhecimento em máquinas de colheita construído desde 1870 — o ano no qual Alexandre Braud fundou a empresa.

Desenvolvida na planta francesa Coex, o Centro de Excelência da New Holland para colheitadeiras de uvas e azeitonas automotoras, foram mais de 15 mil colheitadeiras de uvas Braud produzidas. Isso significa que uma em duas máquinas em operação global é New Holland. As colheitadeiras de uvas Braud são vendidas em mais de 30 países ao redor do mundo.

“As colheitadeiras de uvas New Holland, aliadas com tratores especializados, confirmam nossa liderança mundial no setor especializado”, diz Carlo Lambro, presidente da New Holland. “Nós continuamos a oferecer excelência de tecnologia, eficiência e lucratividade incontestáveis em pomares, vinícolas e aplicações de especialidade. Isso contribui veementemente para o valor e a reputação da nossa marca.” 

Confira as principais informações sobre o desempenho da Braud no recorde:

- Tempo total de colheita das uvas de 7h59min36s;

- Colheita total 197,6 toneladas;

- MOG de 1%;

- Qualidade das uvas variedade Shiraz desengaçada;

- Área total de colheita de sete hectares;

- Distância linear de linhas sacudidas de 23,3 km;

- Produção média da vinha de 28,2 toneladas/hectare;

- Rendimento médio de 24,7 toneladas/hora;

- Consumo de combustível de 0,99 litros/hora;

- Vinícola Riverland Vintners;

- Teste realizado nas vinhas Chris and Shaun Devito, em Waikerie, Austrália Meridional;

- Recorde realizado em 21 de março de 2018, das 7h30 às 15h30, horário de Adelaide.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024