New Holland lamenta falecimento de Herbert Bartz, pioneiro do plantio direto

Bartz introduziu o sistema de plantio sobre a palhada, mais eficiente e sustentável, que revolucionou a agricultura no Brasil

29.01.2021 | 20:59 (UTC -3)
João Rodrigo Maroni

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, lamenta profundamente o falecimento de um dos pioneiros da introdução do sistema de plantio direto no Brasil, o agricultor Herbert Bartz. Ele morreu na madrugada desta sexta-feira (29), em Rolândia (PR), aos 83 anos, de complicações em decorrência de uma pneumonia, segundo informações da família.

Bartz, cuja família é de origem alemã, revolucionou a agricultura a partir dos anos 1970 com a técnica do plantio direto sobre a palhada, que envolve a manutenção da cobertura vegetal, baixo revolvimento do solo e rotacionamento de culturas e que virou o principal sistema de plantio hoje utilizado no Brasil, permitindo um melhor desempenho de produtividade nas safras de grãos, conforme lembra o vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul, Rafael Miotto.

“Estamos muito tristes com a perda do grande Herbert Bartz. Em nome da New Holland quero enviar nossas condolências aos familiares e amigos do Herbert. Ele foi uma figura que mudou para sempre a agricultura no Brasil, trazendo uma técnica de plantio aparentemente simples, mas que elevou a produção de grãos de uma forma sustentável, permitindo que colhêssemos ao menos duas safras por ano. Essas características de simplicidade e pioneirismo são algo com que a New Holland se identifica profundamente, como uma marca que está sempre próxima do agricultor. Descanse em paz, Herbert! O seu legado ficará para sempre na agricultura deste país.”

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024