New Holland participa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

TC5090 Arroz, com sistema híbrido de duplo rotor e cilindro, é destaque da marca no evento

18.02.2019 | 20:59 (UTC -3)
Gabriel Azevedo

A New Holland Agriculture, marca da CNH Industrial, participa da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul, evento que acontece entre os dias 20 e 22 de fevereiro, em Capão do Leão, cidade localizada a 24 quilômetros de Pelotas.

No estande da marca estará em exposição a colheitadeira TC5090 Arroz, lançada em agosto do ano passado. A máquina dispõe de um sistema híbrido, formado por cilindro e duplo rotor, e tecnologia que a torna leve, com alta performance e resistente, aspectos para enfrentar o ambiente alagadiço, de maior massa de palha e abrasivo, característicos da rizicultura.

A TC5090 Arroz tem potência nominal e máxima de 258 cv e 270 cv, respectivamente; capacidade de armazenamento de 7.200 litros; velocidade de descarga de 63 litros por segundo; plataforma de 20 ou 25 pés; 3,90 m de altura; e 3,40 m de distância entre os eixos. A abrasividade singular do arroz, que causa muito desgaste nos produtos devido à raspagem, também foi levada em consideração: todas as peças da máquina que têm contato com o arroz, foram reforçadas e tiveram um tratamento especial para entregar ao rizicultor uma melhor performance.

Por ser uma máquina híbrida, com cilindro e duplo rotor, a TC5090 Arroz tem duas tecnologias. O cilindro característico da TC é responsável por fazer a debulha (retirada do grão da vagem) para que os rotores façam a separação do grão, que vai ao graneleiro, e da palha, que é expelida. Junto a essa capacidade de colheita está  o motor eletrônico da FPT Industrial (MAR-1/Tier 3), que acrescentou à máquina economia, força e estabilidade, ou seja, mesmo em condições adversas, o motor possibilita manter a estabilidade do sistema industrial da máquina. A marca também leva ao estante os tratores da linhas T6 e T7.

Painel 

Ao longo dos três dias de evento haverá uma programação técnica para os produtores rurais. No dia 20 (quarta-feira), às 15h, o vice-presidente para a América Latina da New Holland Agriculture, Rafael Miotto, participa do painel “Segredos e Particularidades do Plantio na Várzea”.

O Rio Grande do Sul é responsável por quase 70% do grão produzido no país, com 12 mil produtores no estado. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deste ano será de 7,3 milhões de toneladas. “As nossas máquinas sempre foram referência e tiveram liderança no mercado de arroz, que têm características peculiares do plantio a colheita”, afirma Miotto.

O gerente comercial da New Holland, Jefferson Kohler, diz que a New Holland não poderia deixar de participar da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Somos pioneiros na produção de máquinas agrícolas específicas para produtores do cereal”, complementa.

A Abertura Oficial da Colheita de Arroz será realizada de 20 a 22 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. O evento é realizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Embrapa e Federarroz.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024