Nidera realiza encontro do Programa Raízes de Distribuição

No dia 27 de março a Nidera Sementes realizou em Brasília (DF) o segundo encontro do Programa Raízes que reuniu aproximadamente 150 distribuidores e representantes das regiões Centro e Leste

27.03.2018 | 20:59 (UTC -3)

No dia 27 de março a Nidera Sementes realizou em Brasília (DF) o segundo encontro do Programa Raízes que reuniu aproximadamente 150 distribuidores e representantes das regiões Centro e Leste com o objetivo de alinhar estratégias de negócios e aproximar cada vez mais a empresa de seus canais de distribuição.

Nesta área, que agrega regiões produtoras muito importantes, estão instaladas três estações de pesquisa, duas unidades beneficiadoras, uma estação quarentenário (que é referência no setor e uma das melhores da América Latina) e armazéns climatizados distribuídos estrategicamente. De acordo com o diretor comercial Centro, Igor Lyra, nesta região na safra 2017/18 foram comercializadas aproximadamente 28,6 milhões de sacas de sementes de soja e 11 milhões de sacas de milho, onde a Nidera tem um market share de 12% e 6% respectivamente na participação vertical.

Neste contexto entra o Programa Raizes de Distribuição que busca alinhar estratégias  para fortalecer a rede de distribuição em todo o Brasil. Ambição nesse mercado é ser a primeira marca em soja e a segunda em marca de milho safrinha, com um market share de 22% em soja e 15% em milho até 2020. 

Para atingir estes objetivos, a empresa está apostando no reposicionamento de seu portfólio, mantendo no mercado apenas cultivares e híbridos extremamente competitivos. De acordo com o gerente de produto, Fábio Guerra, esta estratégia está mostrando que a empresa está no caminho certo. Na safra 2013/14, por exemplo, a Nidera disponibilizava 36 cultivares e comercializou 1,79 milhões sacas de sementes de soja. “Para a safra 2017/18 restaram 15 cultivares  e as vendas alcançaram 2,40 milhões de sacas. E a previsão é reduzir o portfólio para 13 cultivares em 2018/19 e comercializar 2,75 milhões de sacas”, explica. 

O mesmo aconteceu com o segmento de milho que em 2013/14 contava com 12 híbridos e 88 mil sacas vendidas, reduzindo para 6 híbridos em 2017/18 e superando 602 mil sacas comercializadas, com previsão da venda de 860 mil sacas na safra 18/19.

De acordo com o gerente de acesso e inteligência de mercado, Luís Brandão, os próximos passos para efetivar a implementação do programa, será oferecer aos distribuidores treinamentos, capacitações e incentivos comerciais que garantam remunerações mais elevadas, ampliando a capacidade de vendas de cada um.

Na próxima semana, nos dias 5 e 6 de abril, a Nidera realiza o encontro com distribuidores da região Sul em Foz do Iguaçu (PR), encerrando o ciclo e começou com em Cuiabá (MT), nos dias 6 e 7 de março.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024