​Nitrogênio via folha substitui ureia e potencializa produtividade de arroz irrigado

Agricultores obtiveram sucesso com a substituição dos insumos granulados pelos fertilizantes foliares de alto desempenho da Nutriceler

20.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Bárbara Laranja de Paula Suski

Uma boa estratégia para quem busca elevar o potencial produtivo de uma lavoura é investir em reforço nutricional. Com o auxílio de fertilizantes foliares de alto desempenho, produtores gaúchos de arroz tem conseguido cultivar plantas mais resistentes e com alta produtividade de grãos. Este é o caso do produtor gaúcho, Eduardo Tillmann Gruppelli, proprietário da Fazenda Rio Velho, no município de Cristal (RS), que cultiva arroz tipo 1 longo fino para o mercado interno.

A expectativa do agricultor, que colheu cerca de 9 toneladas de arroz na safra passada, é aumentar a produtividade e colher mais de 10 toneladas de arroz por hectare este ano. Eduardo afirma que o fornecimento de nitrogênio por meio de fertilizantes líquidos trouxe praticidade e está apresentando resultados significativos em se tratando de aumento de produtividade do arroz irrigado. “Há muito tempo eu procurava no mercado alguma fonte de nitrogênio em forma líquida que fosse confiável ao ponto de substituir a aplicação de ureia, que até então era a única fonte do nutriente que dispúnhamos para o aporte do nutriente às nossas lavouras”, comemora o agricultor.

Para Tillmann, que realizou o manejo nutricional de sua lavoura com fertilizantes líquidos nitrogenados da Nutriceler, o tratamento foi mais eficiente e mais prático, superando os resultados antes obtidos com os fertilizantes granulados. “Além de oferecer todos os benefícios operacionais que eu esperava, a tecnologia Nutriceler ainda se mostrou mais eficiente que os fertilizantes granulados que sempre utilizamos. As plantas ficaram abastecidas de nitrogênio por um período mais longo. Apostei todas as minhas fichas nesta tecnologia e não me restaram dúvidas em relação à sua eficiência”, afirma.

De acordo com o consultor técnico da empresa Dagramas Produtos Rurais, Douglas Osterberg Vojtichwski, que acompanha a produção das lavouras no Rio Grande do Sul, a alta produtividade é resultado da eficiência dos fertilizantes foliares da Nutriceler, que substituíram a ureia convencional. “Devido às chuvas, o produtor não conseguiu realizar a aplicação de herbicida no tempo certo, o que ocasionou o atraso da aplicação da ureia, que é feita no seco, antes de inundar a lavoura. A solução que encontramos estava nos fertilizantes fluidos da Nutriceler, fontes eficientes de nitrogênio, com absorção rápida e metabolização gradativa. O resultado foi surpreendente”, diz o consultor.

Douglas destaca ainda que a tecnologia desenvolvida pela Nutriceler permite que o fertilizante seja rapidamente absorvido pela planta, evitando perdas e lixiviação, e metabolizado de forma gradual, de acordo com a necessidade nutricional da planta. “Essa tecnologia está ajudando agricultores a alcançarem bons resultados nas lavouras, promovendo aumento dos rendimentos dos grãos de arroz. Sabemos que vários fatores são importantes e devem ser considerados quando o assunto é produtividade do arroz. A disponibilidade de nitrogênio no solo é um desses fatores, bem como o tipo de cultivar e as condições climáticas, como temperatura e a radiação solar”, afirma.

Douglas relembra que, antes de utilizar a tecnologia Nutriceler, as plantas apresentavam crescimento debilitado e baixo vigor. “Essas características negativas estavam trazendo dúvidas em relação a sua produtividade. A indicação foi entrarmos com a fonte de nitrogênio líquido da Nutriceler”, detalha. “Dez dias após a aplicação a lavoura já apresentou uma melhora significativa. Após 21 dias, observamos que a lavoura obteve um desenvolvimento surpreendente, que pôde ser percebido pela cor, pelas plantas robustas e panículas com tamanho acima do desejado”, completa.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024