No MS, 84,3% da área plantada de soja já foi colhida

As informações foram divulgadas na Circular Técnica n° 150, da Casa Rural

23.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Aprosoja - MS

Dados do último dia 18 de março, obtidos em levantamento feito pelas equipes do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), apontam que 84,3% da área plantada de soja no Estado já foi colhida. As informações foram divulgadas na Circular Técnica n° 150, da Casa Rural.

A região sudeste/sudoeste está com a colheita mais avançada, com porcentagem média de área colhida em torno de 90,6%, enquanto a região centro/norte está com 64,6% de sua área colhida.

Ainda de acordo com o levantamento, nesta mesma época da safra passada a colheita no Estado estava em torno de 99%. Isso significa que o atraso em relação à área colhida no Estado, no comparativo com a safra 2014/2015, é de aproximadamente 11% na data de 18 de março, sendo que grande parte deste atraso concentra-se na região norte.

Avanços

No entanto, durante a última semana, as chuvas deram uma trégua, contribuindo para uma evolução de 11,5% na colheita. Ou seja, mais de 275 mil hectares foram colhidos neste período.

Atualmente, os municípios de Amambai, Aral Moreira, Douradina, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Naviraí e Vicentina estão com aproximadamente 99% de área colhida.

Ainda devido às chuvas, alguns municípios estimam perdas, como Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia, Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Jardim, Bonito, Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Laguna Carapã, Fátima do Sul, Naviraí e Vicentina. No entanto, os valores ainda estão sendo levantados.

Plantio de milho

Os índices apurados pelo Siga MS no último dia 18 de março também apontam que 75% da área de milho acompanhada por esse sistema no Estado já iniciou o plantio.

A região sul está com o plantio mais avançado, seguindo as porcentagens de colheita da soja, com porcentagem média de área plantada em torno de 81,3%. Já a região centro do Estado está com 64,2% e, a região norte, com 52,2% de sua área plantada.

Os municípios de Amambai, Douradina, Fátima do Sul, Laguna Carapã, Naviraí e Vicentina estão com aproximadamente 95% de área plantada.

Oito dias após o dia 10, período estabelecido pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático, Portaria Nº 236, de 21 de dezembro de 2015, aproximadamente 25% da área no Estado ainda não foi plantada.

Segundo o zoneamento, as melhores condições para semeadura da cultura do milho 2ª safra 2015/2016 em Mato Grosso do Sul encerraram no dia 10 de março. No entanto, segundo o analista de grãos do Sistema Famasul, Leonardo Carlotto, pode-se considerar como período ideal de plantio até o dia 15 de março.

Confira as informações completas da safra de milho e soja na Circular Técnica, por meio do cadastro no link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024