Nouryon aposta no agronegócio com soluções para produtividade no campo

Empresa de especialidades químicas busca crescer no setor, oferecendo tecnologia para tornar a cadeia mais eficiente

19.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Karen Feldman Cohen

A Nouryon tem reformulado sua área voltada ao agronegócio. A empresa, que trabalha com soluções para diversos setores, como celulose, mineração, cuidados pessoais, limpeza, polímeros, construção civil entre outros, vê no campo uma possibilidade de crescimento cada vez maior.

Durante a pandemia, o agronegócio brasileiro tem sido responsável por quebrar recordes de exportações e, segundo especialistas, evitar uma queda maior do Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil retomou o posto de maior produtor mundial de soja e deverá colher, no total, 247,4 milhões de toneladas de grãos na safra que será encerrada neste ano – um aumento de 2,5% em relação a 2019.

Nesse cenário de bons números, a Nouryon redobra sua atenção com o setor, oferecendo um portfólio de produtos para as áreas de Agroquímicos, Alimentação Humana e Alimentação Animal.

“A tecnologia química está em tudo, inclusive nas atividades do campo. É por isso que estamos atentos às necessidades do agronegócio, buscando desenvolver soluções que ajudem a cadeia produtiva a ser mais eficiente”, comenta Gunther Zaremba, diretor de Formulações de Performance da Nouryon para América do Sul.

Adjuvantes e aditivos evitam perdas e melhoram a produtividade na agricultura

Os adjuvantes são substâncias adicionadas na formulação de defensivos agrícolas. Elas melhoram a aplicação dos defensivos por meio de diferentes mecanismos, como umedecimento, espalhamento, penetração e retenção, aumentando a eficácia do combate de pragas. Já os aditivos ajudam na estabilização da formulação, evitando sedimentação ou cristalização, por exemplo.

“Os adjuvantes são compostos essenciais para garantir a produtividade nas lavouras. Isso porque esse tipo de produto permite que o defensivo agrícola, no momento da pulverização, se espalhe e tenha maior adesão na superfície da folha, criando uma espécie de película protetora. Se a planta está mais protegida, o produtor corre menos risco de ter perdas com pragas e ervas daninhas. Além disso, proporciona uma melhor absorção de nutrientes pela planta de nutrientes que estejam presentes na formulação que está sendo aplicada”, explica Gunther Zaremba.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a adição de adjuvante permite, em alguns casos, reduzir a dose de herbicida em mais de 50%, em comparação às soluções sem o produto.

Com um amplo portfólio de adjuvantes, dispersantes, emulsificantes, solventes, micronutrientes e outras soluções para o mercado, as linhas de produtos da Nouryon têm desempenho comprovado em bioeficácia e rendimento.

Recentemente, a empresa lançou o Agrilan 1015, um dispersante biodegradável que pode substituir produtos menos sustentáveis nas formulações de proteção de culturas à base de água e tratamento de sementes. O Agrilan 1015 é uma alternativa aos dispersantes disponíveis no mercado, que têm passado, cada vez mais, por minuciosas investigações da European Chemicals Agency (ECHA) e de outros órgãos reguladores por seus efeitos ambientais.

Ainda no campo, a Nouryon atua na pecuária produzindo sal, minerais e tecnologia emulsificante para a indústria de rações. Os produtores têm maior flexibilidade para escolher matérias-primas líquidas e secas, além de contar com uma hidratação segura e eficaz, conseguindo produzir rações peletizadas com alta qualidade nutricional.

A peletização é um processo de tratamento de vapor e compressão, que faz com que os ingredientes fiquem bem aderidos. Dessa forma, evita-se desperdício e há menos risco de contaminação, garantindo uma alimentação balanceada para os animais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024