Nova diretoria da Aprosoja toma posse em Brasília

Bartolomeu Braz Pereira, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente é o novo presidente da entidade

09.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Vinícius Tavares/Aprosoja Brasil

Acaba de tomar posse em Brasília a diretoria eleita para o biênio 2018/2020 da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). Passa a presidir a entidade o produtor rural Bartolomeu Braz Pereira, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente da associação. Pereira substitui o produtor Marcos da Rosa, que comandou a entidade entre 2016 e 2018.
 
Presidente da Aprosoja Goiás e vice-presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg),  Pereira tem como principal desafio atuar para aumentar a rentabilidade no campo diante dos crescentes aumentos de custos de produção e redução das margens.
 
A soja se tornou o principal produto agrícola e o mais exportado pelo Brasil, somando US$ 30 bilhões em exportações do complexo soja. Nos últimos 20 anos, a produção da oleaginosa cresceu 336%, e as exportações aumentaram 1.025%. No entanto, os custos de produção cresceram 425% no mesmo período.
 
“Em parceria com a Frente Parlamentar da Agropecuária, vamos atuar para obter crédito e seguro em volume e custo compatíveis com as necessidades da produção, independente do tamanho dos produtores. E em tempos de aperto fiscal, precisaremos trabalhar junto ao Governo Federal para garantir a aplicação de recursos em obras prioritárias para o escoamento da nossa produção a custos menores”,explicou.
 
Segundo vice-presidentes da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o produtor rural Marcos da Rosa liderou a Aprosoja Brasil em um momento de crescimento institucional da associação. Durante o seu mandato, a principal entidade representativa dos sojicultores chegou aos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de ter reestruturado a entidade na Bahia, Rondônia e Roraima.
 
A nova diretoria da entidade será composta por produtores de soja, e de outras culturas, de todas as regiões do país. O vice-presidente imediato é Antônio Galvan, eleito em novembro passado presidente da Aprosoja Mato Grosso, principal estado produtor de grãos do Brasil.
 
A Aprosoja Brasil foi criada em 11 de março de 1990 e representa toda a área plantada de soja brasileira. A entidade está presente em 16 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Piauí, Bahia, Maranhão, Amapá, Pará, Roraima e Rondonia).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024