NOTÍCIAS

Nova etapa do censo de armazéns privados é realizada em Santa Catarina e Paraná

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) percorrem os estados do Paraná e de Santa Catarina para fazer o recadastramento dos armazéns privados. As atividades fazem parte do censo realizado pela Companhia e permitem levantar informações como identificação, capacidade e qualificação técnica das Unidades Armazenadoras.

Em Santa Catarina, as visitas começam nesta quinta-feira (19) e deve abranger 12 municípios do sul do estado. Nestes locais, os trabalhos serão voltados para a atualização de dados, uma vez que as propriedades já possuem cadastro. Segundo informações do último censo realizado pela Conab, a microrregião sul catarinense, composta por 171 armazéns, capacidade estática total de 588 mil toneladas, distribuídas em 16 unidades convencionais com espaço para 40 mil toneladas e outros 155 silos com capacidade para 540 mil toneladas. Em uma próxima etapa do censo em Santa Catarina, a Conab deverá visitar os depósitos localizados na região serrana.

Já no Paraná, o censo termina nesta sexta-feira (20). Os trabalhos tiveram início na primeira semana deste mês e focaram nas microrregiões de Paranavaí, Cianorte, Umuarama, Goioerê e Campo Mourão. A expectativa é concluir as visitas em 424 armazéns das regiões do noroeste e centro ocidental do estado. Os técnicos da Companhia já recadastraram 805 armazéns no norte Central e Sudeste do estado paranaenses. O Paraná é o segundo maior armazenador do país, com aproximadamente 18% da capacidade estática nacional.

As informações do censo são utilizadas para alimentar o Sistema de Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras (Sicarm) e são essenciais para garantir o registro que possibilita aos armazenadores darem início ao processo que possibilita a estocagem de produtos do Governo Federal. As informações do sistema também auxiliam os agricultores na tomada de decisões logísticas, são utilizadas pelo governo como base para traçar políticas públicas de apoio ao setor e ainda servem como fonte para pesquisas no Brasil e no exterior.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura