Nova família de vírus ganha nome de professor da Esalq

​Uma nova família de vírus foi criada e nomeada em homenagem ao professor Elliot Kitajima, que atua como professor convidado no Departamento de Fitopatologia Nematologia da Esalq/USP

08.04.2019 | 20:59 (UTC -3)
Júlia Heloisa Silva

Uma nova família de vírus foi criada e nomeada em homenagem ao professor Elliot Kitajima, que atua como professor convidado no Departamento de Fitopatologia Nematologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP). A família, que leva o nome de Kitaviridae, surgiu a partir de um estudo mais aprofundado do complexo Leproses do Citrus, que é transmitido por um ácaro causado por influência do ambiente.

Com o objetivo de reduzir esse fenômeno que é considerado uma das principais doenças da citricultura paulista, os pesquisadores chegaram ao genoma do vírus e notaram algo diferente. “Verificamos que esse ácaro não transmitia só Leprose, existe dois tipos diferentes”, contou o professor Kitajima.

Um é o tipo nuclear que pertence a uma família conhecida que inclui vários grupos que afetam animais, humanos e plantas, como por exemplo, o vírus da raiva. O outro, não tinha uma família que poderia ser agregada a ele, então foi proposto ao Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus a formação de uma nova família, levando o nome do professor.

“A escolha do nome do professor Kitajima se deve aos trabalhos pioneiros por ele desenvolvidos com vírus transmitidos por ácaros do gênero Brevipalpus, como por exemplo, o vírus da Leprose dos Citros”, constatou o professor Jorge Rezende, virologista vegetal e professor do Departamento de Fitopatologia e Nematologia da Esalq.

Os nomes de espécies, gêneros, famílias são estabelecidos por meio de debates entre membros do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus, com base no genoma viral, características de replicação, entre outros fatores.

“Fiquei muito contente com a homenagem, mas por outro lado, nos dá mais responsabilidade”, disse Kitajima. 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024