NOTÍCIAS

Nova ferramenta com inteligência artificial classifica e faz o raio X dos grãos vegetais

Batizada de Grão Certo, tecnologia de precisão é um lançamento do Genesis Group em parceria com a Mvisia e revoluciona a forma como as avaliações de qualidade são feitas hoje, trazendo mais credibilidade e transparência ao processo. - Foto: Divulgação

A evolução tecnológica já faz parte do DNA do agronegócio. Nesse caminho sem volta, as novas soluções visam suprir demandas latentes de todos os elos do setor. A forma manual como se realiza até hoje a classificação dos grãos, por exemplo, pode gerar muitas dúvidas. Então, por que não tecnificar esse processo e assim melhorar a qualidade e a assertividade? O Genesis Group em parceria com a startup Mvisia lançam a Grão Certo, que classifica e realiza um raio X dos grãos de forma automatizada e com menor interferência externa, minimizando a incerteza e a subjetividade humana.

“A Grão Certo veio para uniformizar a classificação de produtos de origem vegetal, utilizando a inteligência artificial como base. Buscamos a evolução deste processo, trazendo importantes benefícios aos nossos parceiros e ao mercado como todo, por meio da automação e tecnologia, permitindo inclusive o acompanhamento online, em tempo real na palma da mão’’, destaca André Donadel, diretor de tecnologia do Genesis Group.

A tecnologia traz transparência, inteligência, mobilidade e eficiência, possibilitando a rastreabilidade nas relações comerciais. As informações ficam cuidadosamente registradas no sistema Genesis Group. “Possibilitando assim o acompanhamento da carga por todas as partes envolvidas na comercialização, desde a origem até o destino final. Um verdadeiro raio X da qualidade dos grãos”, completa o diretor.

Como é o processo

Atualmente o processo é realizado de forma manual. “Um colaborador treinado e altamente capacitado por nós acompanha o carregamento dos grãos e faz a classificação conforme a normativa do MAPA”, explica Fernando Araújo de Souza, gerente comercial de inovação do Genesis Group. “O grande desafio na classificação é a subjetividade que ela traz no dia a dia, principalmente quando a soja está próxima dos limites estabelecidos pela normativa”, reforça.

A máquina é imparcial

O lançamento possui um sistema de inteligência artificial e aprendizado contínuo. Isso possibilita gerar relatórios fotográficos das amostras analisadas, para conferências futuras em caso de dúvida, e mantém o registro de todos os históricos de análises, permite também a personalização dos relatórios, tudo isso com a redução da interferência humana, em um equipamento leve e portátil.

O serviço de classificação vegetal por meio da Grão Certo está disponível para todo o território nacional. “Contamos com equipe apta e altamente capacitada, buscando facilitar o acesso a essa nova tecnologia para muito mais produtores e compradores. Este é o começo de uma nova forma de classificar os grãos no País”, finaliza o gerente do Genesis Group.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura