Nova fronteira agrícola será tema de congresso em Campo Grande (MS)

Graças ao uso de novas tecnologias, o cenário está mudando, e regiões com solos arenosos estão sendo incorporadas aos sistemas produtivos com sucesso

18.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Carlos Dias ​

Os solos arenosos serão o centro do debate entre os dias 07 e 10 de maio, quando Campo Grande (MS) receberá o III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, que espera receber por volta de 700 congressistas.

Estas áreas eram consideradas marginais às atividades agrícolas. Graças ao uso de novas tecnologias, o cenário está mudando, e regiões com solos arenosos estão sendo incorporadas aos sistemas produtivos com sucesso. “Entre as técnicas utilizadas que permitem o uso desse tipo de solo na agricultura estão o Sistema Plantio Direto (SPD), e os sistemas integrados de produção, como o de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e o de Lavoura-Pecuária Floresta (ILPF), que propiciam maior produção de matéria orgânica na terra, gerando maior disponibilidade de nutrientes e de água. Algumas regiões também possuem grande potencial para uso da agricultura irrigada”, esclarece o presidente do Congresso Guilherme Donagemma, pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ). Vale lembrar que em muitos casos solos arenosos estão em regiões estratégicas, com relativa disponibilidade de logística, infraestrutura de transporte e de comercialização, além da proximidade a centros consumidores.

No Mato Grosso do Sul, por exemplo, estado que vai receber o Congresso, estima-se em mais de 8 milhões de hectares de solos com textura arenosa, constituindo, assim, uma nova fronteira agrícola para toda região Centro-Oeste.   

Os solos arenosos são profundos, bem drenados, apresentam relevo plano a suave ondulado, baixas retenção de umidade e fertilidade natural, elevado teor de alumínio, baixíssimo teor de matéria orgânica. São muito suscetíveis à erosão hídrica e aos processos de degradação. As principais classes de solos representantes dessas áreas são os Latossolos e os Neossolos Quartzarênicos.

O III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos, que espera a inscrição de aproximadamente 200 trabalhos científicos, será realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e Embrapa, com o tema "Intensificação agropecuária sustentável em solos arenosos", no auditório do Campus da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). As inscrições estarão abertas a partir de 28 de fevereiro.

O evento proporcionará aos profissionais de instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa ou extensão, de cooperativas, produtores e estudantes, a possibilidade de discussão de problemas, de resultados recentes de pesquisa e de novas tecnologias relacionadas ao uso, manejo e conservação dos solos. Além disso, o Simpósio terá uma programação científica composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.  

O site do III Simpósio Brasileiro de Solos estará disponível em breve, assim como as instruções para inscrições e o anúncio do roteiro das excursões técnicas.  

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024