Nova funcionalidade do Agroclima PRO, da Climatempo, otimiza janela de pulverização

Informações climáticas geolocalizadas aumentam eficiência das aplicações e minimizam problemas com perdas

26.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Leonardo Oliveira

O Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia 4.0 da Climatempo, apresenta nova funcionalidade fundamental para o dia a dia das lavouras. A janela de pulverização vem para resolver um dos principais problemas dos produtores agrícolas, visto que a aplicação de defensivos, por meio da pulverização, é influenciada por diversos elementos, como, por exemplo temperatura, umidade relativa do ar, velocidade do vento e luminosidade.

“Nossos algoritmos cruzam as informações de previsão do tempo para as variáveis molhamento foliar, temperatura do ar, evapotranspiração e velocidade do vento para identificar se as condições futuras estarão adequadas para uma aplicação assertiva, aumentando a eficiência e reduzindo custos", afirma João Castro, CEO do Agroclima PRO da Climatempo.

Segundo os dados da FAO, o consumo relativo no país foi de 4,31 quilos de defensivos por hectare cultivado em 2016. Porém, grande parte desse valor não tem uma atuação efetiva nas plantações. “Em decorrência das condições climáticas, essas pulverizações se perdem com facilidade. Foi essa questão, uma demanda antiga de nossos produtores parceiros, que nos motivou a implementar a novidade”, complementa Castro.

A nova funcionalidade do Agroclima PRO será apresentada ao mercado durante o Congresso de Aviação Aérea, que acontece entre os dias 30 de julho e 01 de agosto, em Sertãozinho (SP). Na ocasião, diversos especialistas do segmento estarão reunidos para debater, entre outros temas, como otimizar as aplicações aéreas considerando as diferenças climáticas.

“Ao longo de toda história do Agroclima PRO, ouvimos cada produtor para entender suas necessidades. E as inovações que oferecemos hoje vêm ao encontro exatamente do que ele precisa”, conclui Carlos Magno, presidente do Grupo Climatempo.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024