Nova tecnologia ameniza prejuízos da ação de altas e baixas temperaturas sobre lavouras de frutas

Resultados foram comprovados em lavouras em situação de extrema desidratação na região do Vale do São Francisco

28.01.2016 | 21:59 (UTC -3)
Bárbara Laranja de Paula Suski

A exposição de plantas a altas temperaturas, exceto quando o cultivo é feito em ambiente protegido, é um problema aparentemente sem solução para o agricultor que trabalha em regiões muito secas e quentes. Essa realidade é sentida na pele por vinicultores do Vale do São Francisco, região do nordeste brasileiro de maior destaque em produção da fruta para exportação. As condições climáticas, que envolvem as altas temperaturas e ausência de chuvas, afetam a fotossíntese e, consequentemente, o desenvolvimento das plantas, o que compromete o desempenho em produtividade.

Trabalhos realizados em diversos pomares da região mostraram que a tecnologia do fertilizante líquido Save Crop, fabricado pela empresa italiana Fertênia e importado para o Brasil pela Nutriceler, está ajudando a mudar essa realidade. De acordo com consultor técnico Corifeu Buzzeti, o sucesso do tratamento se dá pelo componente Trealosio, que consegue devolver às plantas a capacidade de sobreviver em condições extremas de desidratação.

Corifeu explica ainda que o fertilizante Save Crop proporciona maior concentração interna de substâncias como prolina, betaínas e Polissacarídeos, que possuem ação anti-estresse. A proposta do tratamento é aumentar a resistência das plantas que enfrentam temperaturas muito baixas, ou muito altas, as que provocam desidratação das plantas. “Percebemos que o fertilizante se mostrou muito eficiente no estímulo das atividades metabólicas com a diminuição do estresse das plantas. Os resultados são fantásticos", destaca Corifeu. Para impedir a perda de água das plantas, o produto age formando uma película permanente, incolor, inodora e elástica.

“Podemos dizer que o Save Crop nutre a planta e atua como um poderoso protetor solar para as folhas, flores e gemas, com ação química e mecânica, que pode durar de 10 a 15 dias, de acordo com as variações de umidade e do crescimento da própria estrutura", simplifica o consultor. “Os trabalhos realizados no Vale do São Francisco estão surpreendendo os produtores de frutas. É uma solução que além de eficiente, é prática e segura para aplicação", resume.

Save Crop

Possui formulação biodegradável, composta por cálcio, magnésio e nitrogênio. O produto fica ainda com completo com a adição de poliflavonóides, extrato de algas, lignosulfonatos e aminoácidos, que vão auxiliar diretamente no desenvolvimento das culturas através de uma nutrição balanceada e efetiva.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024