NOTÍCIAS

Nova tecnologia para o trigo será apresentada no Show Rural 2020

Evento acontece de 3 a 7 de fevereiro em Cascavel (PR) com o lançamento da primeira cultivar de trigo com a tecnologia Clearfield. - Foto: Divulgação Biotrigo

Uma cultivar de trigo inédita que é ferramenta para o combate das infestações de plantas daninhas é um dos destaques da Biotrigo Genética no Show Rural Coopavel, que acontece entre 3 e 7 de fevereiro de 2020, em Cascavel (PR). A Biotrigo terá ainda em exposição outros trigos voltados para panificação e para nutrição animal. As cultivares estarão expostas em parcelas de demonstração durante o evento.

Uma das atrações da Biotrigo nessa edição é uma estação exclusiva para o lançamento oficial da tecnologia Clearfield aos agricultores do Brasil, com a primeira cultivar de trigo tolerante ao herbicida Raptor 70DG da empresa alemã BASF. No espaço os visitantes terão a oportunidade de assistir palestras, uma animação em vídeo que resume a tecnologia e ainda conferir de perto as características agronômicas da cultivar TBIO Capricho CL. Segundo o supervisor comercial da Biotrigo no Paraná, Johny Brito, a animação mostra como as como as técnicas de melhoramento genético convencionais utilizadas pela Biotrigo chegaram a essa inovação. “Demonstramos de uma forma bem didática que a cultivar foi resultado de um cruzamento tradicional entre um genótipo com o gene com a tolerância ao herbicida Raptor 70DG com outros genótipos de interesse, que carregam características como rendimento, qualidade industrial e resistência às doenças esperados pelo campo e pela indústria. Outro ponto importante que será esclarecido aos produtores são os requisitos para eficácia da tecnologia, como adoção de sementes certificadas, o uso do herbicida indicado e a adoção de um programa de rotação para o uso da tecnologia”, explica. A nova tecnologia não faz uso de técnicas de transgenia, não sendo considerada uma planta geneticamente modificada. A cultivar estará disponível para multiplicação em 2020.

Outra novidade que será apresentada ao mercado é a cultivar TBIO Astro, trigo Melhorador de ciclo superprecoce que bateu três recordes dentro do programa de melhoramento da Biotrigo. Segundo o gerente da regional norte Bruno Alves, ele é superior em três quesitos: a Força de Glúten (W), resistência à germinação na espiga e ao acamamento. “É o nosso melhor trigo nesses quesitos, trazendo um alto nível de segurança ao triticultor”, relata. A cultivar estará disponível para multiplicação de sementes em 2020.

 Concurso TBIO

A Biotrigo realizará durante o Show Rural 2020 um concurso para a escolha do nome de uma nova linhagem que será lançada como cultivar nas próximas safras. A ideia é promover a interação com o público da feira para “batizar” o novo trigo. Segundo o gerente comercial para a América Latina (Latam) da Biotrigo Genética, Fernando Michel Wagner, os produtores tradicionalmente reconhecem já no nome das cultivares do portfólio TBIO o perfil e potencial da planta. “Nesse ano, de forma inédita, o público será convidado a nos ajudar nesse processo criativo. O novo trigo, classificado como melhorador, de ciclo precoce e com alto potencial produtivo, possui alto PH e tem alto nível de resistência ao Oídio, Brusone e a Ferrugem na folha. Ele será posicionado complementando o mercado conquistado por TBIO Toruk, a cultivar mais semeada do Brasil nos últimos três anos”, explica. No concurso, o público pode participar sugerindo os nomes – que devem iniciar com a sigla TBIO - diretamente no estande da Biotrigo no Show Rural. Este processo será estendido nas grandes feiras em 2020.

Da semente à farinha

Pensando na qualidade do produto final, a Biotrigo também preparou uma estação de conhecimento para orientar os triticultores e cerealistas durante o Show Rural Coopavel. O objetivo do espaço, coordenado pela supervisora de qualidade industrial, Kênia Meneguzzi, é explicar como a qualidade tecnológica pode ser impactada durante os processos de recepção, limpeza e secagem dos grãos de trigo e, ainda, como é possível garantir que o que o grão colhido pelo agricultor chegue à indústria com a qualidade desejada. A estação mostrará exemplos do impacto na panificação em uma estação interativa.

Trigos para alimentação animal

As cultivares de trigo exclusivas para alimentação animal Lenox (pastejo) e a linha Energix (mix entre o TBIO Energia I e o TBIO Energia II) também estarão entre os destaques nesta edição. As sementes da cultivar Lenox poderão ser adquiridas com uma condição especial diretamente no estande da Biotrigo Genética, no Show Rural.

O evento

A 32ª edição do Show Rural Coopavel reúne mais de 650 expositores em um ambiente de 720 mil metros quadrados, na BR-277 saída para Curitiba – cerca de dez quilômetros do centro de Cascavel. A expectativa de público de 250 mil visitantes e movimentação financeira estimada em R$ 2 bilhões.

 Biotrigo no Show Rural Coopavel

Data: 3 a 7 de fevereiro de 2020

Local: estande da Biotrigo – Rua B, em frente ao setor da avicultura

Horário: 8h às 18h

Mais informações: www.showrural.com.br

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura