Novo bioinseticida usa microrganismo com eficiência no controle da lagarta-do-cartucho

Baculovírus usado no novo produto controla lagarta-do-cartucho, não afeta outros insetos e seu uso é aprovado para a cultura orgânica

19.10.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

Os agricultores contam agora com um novo bioinseticida à base de um vírus capaz de apresentar alta eficiência no controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda). Chamado de BaculoMip SF, o novo bioinsumo é fruto de uma parceria público-privada formada entre a Embrapa e a empresa Promip e é indicado para todas as culturas atacadas por esse inseto. A lagarta-do-cartucho é uma das principais pragas do milho e atinge outras culturas importantes, como a  soja, atacando ainda mais de 100 espécies, entre cereais, hortaliças e frutas. 

Fernando Hercos Valicente, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (MG), conta que o BaculoMip SF é um inseticida microbiológico composto pelo vírus entomopatogênico Baculovirus spodoptera multiple nucleopolyhedrovirus (SfMNPV). 

“A alta eficiência que esse baculovírus apresenta no controle da lagarta-do-cartucho é alcançada quando o produto é posicionado corretamente em relação ao aparecimento dessa praga”, ressalta o cientista, que liderou o desenvolvimento do BaculoMip na Embrapa. “Por isso, o produto deve ser aplicado preferencialmente nas horas mais frescas do dia, como no início da manhã ou após as 16h. E o agricultor precisa sempre fazer uso de um espalhante adesivo, para ter uma aplicação uniforme e atingir o alvo”, orienta Valicente.

Fernando frisa que o produtor nunca deve tratar um produto biológico como maneja um defensivo químico. “O baculovírus age após a lagarta ingeri-lo, quando é pulverizado sobre as folhas. O inseto tem de raspar a planta para se tornar infectado, e, quando isso ocorre, a lagarta reduz sua alimentação em até 93%”, detalha o pesquisador, completando que, após ingerir o baculovírus, a lagarta demora em torno de cinco dias para morrer, porém, a partir de 48 horas, ela diminui a alimentação. Uma inovação importante do novo produto é o fato de o baculovírus empregado romper o tegumento da lagarta, o que faz com que o inseto morto propague o vírus para outras Spodoptera frugiperda presentes na lavoura.

Segundo a Promip, o BaculoMip SF é um produto altamente eficaz no controle da lagarta-do-cartucho, não afetando outros insetos predadores naturais da praga presentes na lavoura, o que também contribui para o seu controle. Por ser natural, não deixa resíduos na cultura, não causa danos ao meio ambiente e ao aplicador e ainda contribui para a redução da aplicação de defensivos químicos. O BaculoMip SF também tem o uso aprovado para a agricultura orgânica ou ainda pode ser empregado em alternância com inseticidas químicos, como estratégia de manejo de resistência da lagarta-do-cartucho. “Trata-se de uma evolução no controle da lagarta-do-cartucho”, declara o CEO da Promip, Marcelo Poletti. 

Associado à vespinha

A Promip avaliou também o desempenho de BaculoMip SF associado ao biodefensivo TrichoMip, de seu portfólio de bioinsumos. O TrichoMip utiliza a vespinha Trichogramma pretiosum, que impede a eclosão de ovos da Spodoptera frugiperda (ação ovicida). 

“Em sinergia, BaculoMip SF e TrichoMip potencializam o controle da lagarta-do-cartucho, pois agem com elevado grau de eficácia sobre as populações dos insetos que adquiriram resistência a ingredientes ativos de defensivos agrícolas químicos”, complementa Marcelo Poletti.

Valicente ressalta ainda que o BaculoMip é de fácil aplicação e contribui para reduzir o uso de agroquímicos no campo. “O novo bioinsumo é seguro, não deixa resíduos na cultura e não causa desequilíbrio ambiental. Outro benefício é a aplicação flexível, em cultivos tradicionais ou orgânicos e até mesmo nas áreas de refúgio de transgênicos”, frisa o pesquisador.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024