​Novo fertilizante foliar blinda plantas da folha até a raiz

Tecnologia desenvolvida pela Kimberlit Agrociências, Hulk, atua na resistência das culturas contra pragas, doenças, falta de água, excesso de luminosidade e nematoides

04.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Kassiana Bonissoni

As variações climáticas são cada vez mais impactantes e determinantes na agricultura e com isso o produtor vive uma constante luta contra as intempéries para tentar blindar sua lavoura. Modificar o tempo e o clima ainda não é possível, mas já existem tecnologias que ajudam a aumentar a resistência das plantas, minimizando os impactos climáticos. A novidade no mercado é o fertilizante foliar Hulk, desenvolvido pela Kimberlit Agrociências, empresa especializada em nutrição e fisiologia vegetal, de Olímpia, no interior paulista.

O produto possui em sua composição, nutrientes e substâncias orgânicas capazes de induzir os genes de resistência em plantas, agindo nutricionalmente e fisiologicamente contra os estresses abióticos e bióticos. Ou seja, atua promovendo a maior produção de proteínas PR (proteínas resistentes a patogenicidade) nas culturas submetidas a: pragas, doenças, falta de água, excesso de luminosidades e nematoides (vermes de solo).

Segundo o engenheiro agrônomo, Juscelio Ramos de Souza, mestre em fitotecnia e pesquisador da Kimberlit Agrociências, o Hulk é o único indutor de resistência do mercado com ação de translocação nas plantas, aplicado via folha que consegue agir até o sistema radicular. “O produto pode ser posicionado em todas as fases fenológicas das culturas, aumentado os níveis de substâncias de defesa como: glucanases, defensinas, peroxidas, quitinases e tioninas”, diz.

Resultados comprovados

O Hulk foi desenvolvido para todas as culturas de interesse econômico, entre elas: algodão, café, citros, cana-de-açúcar, feijão, milho e soja e tem mostrado grande eficiência em todas elas. Segundo o Especialista da Kimberlit Agrociências, diversos resultados de pesquisas em instituições e áreas experimentais em propriedades (campos de produtores) já demonstraram a eficiência do fertilizante em induzir a resistência em plantas. “Os resultados já foram comprovados na indução de resistência ao ataque de nematoides na cultura da soja, através de experimentos conduzidos na Fundação MT em Rondonópolis/MT, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF/RJ) e Universidade de Passo Fundo (UPF) no Rio Grande do Sul”, diz Souza.

Além disso, um experimento realizado na cultura da soja pela SEEDS consultoria em Passo Fundo, na safra 2016/2017, comprovaram a eficiência do fertilizante no ganho de produtividade. Ao utilizar apenas os fungicidas padrões no manejo fitossanitário da soja, foram colhidas 67 sacas de soja por hectare. Já ao utilizar o Hulk via aplicação foliar associado aos fungicidas, houve um salto para 72,9 sacas da oleaginosa por hectare, um aumento de mais de cinco sacas por hectare.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024